Mostra coletiva celebra o protagonismo feminino no novo milênio
Uma exposição coletiva que homenageia o protagonismo da mulher no novo milênio entra em cartaz na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, no Altiplano, a partir desta sexta-feira (8). A mostra “Útero” reúne pinturas e instalações de nove artistas plásticas paraibanas, e pode ser visitada gratuitamente no Salão Panorâmico, no segundo pavimento da Torre Mirante, até 14 de abril.
São trabalhos de Aída Martins, Ana Wanderley, Carmen Sheila, Elisabete Serrano, Helena Almeida, Inês Claudino, Lili Brasileiro, Socorro Moraes e Vera Barreto. As obras trazem a reflexão sobre o arquétipo feminino na espécie humana e faz parte da programação comemorativa ao Mês da Mulher.
“As artistas rompem o secular mito da mulher apenas fonte e musa da inspiração dos homens. São produtoras e partícipes dinâmicas e construtoras da história. Pinturas, instalações e objetos são instrumentos que exibem a sensibilidade e a sua poética, pura vibração cujas obras nos levam a reflexão sobre a força feminina que cada uma traz em si”, reflete a curadora da Estação Cabo Branco e vice-diretora-geral, Lúcia França.
O fato de todas as participantes serem mulheres foi decidido pelo diretor do Museu de Artes Assis Chateaubriand (Maac), de Campina Grande, Ângelo Rafael. O diretor fez uma pesquisa na produção das artistas da cidade e, após esta fase, fez uma triagem das mulheres e das obras. Curiosamente, todo o processo de produção de “Útero” durou nove meses.
Serviço:
Exposição “Útero”
Abertura: sexta-feira (8)
Local: Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco
Informações: Lúcia França, curadora e vice-diretora da Estação Cabo Branco (8708-9445)
Visitação gratuita.
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Twitter: @estacaocb