Mostra iconográfica sobre José Simeão Leal será aberta nesta sexta-feira

Por - em 625

Será aberta nesta sexta-feira (10), a Mostra Iconográfica José Simão Leal – Homem da Cultura, na Estação das Artes, novo prédio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição permanece aberta até o dia 16 de junho, nos horários de terça até sexta-feira das 9h até 21h, e sábados e domingos das 10h às 21h. A entrada é aberta ao público.

A mostra é fruto de uma parceria da Estação Cabo Branco, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) junto com acervo de José Simeão Leal do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba (NDIRH/UFPB).

Trata-se de uma mostra iconográfica sobre a vida e obra de José Simeão Leal, em que se apresentam objetos pessoais, fotografias, obras de arte de sua autoria, cartas, documentos e depoimentos sobre este ilustre paraibano, organizada por uma equipe multidisciplinar composta por professores, artistas e pesquisadores do NDIHR da UFPB.

Perfil – José Simeão Leal foi administrador, diplomata, crítico de arte, jornalista, médico e artista plástico. Nasceu no dia 13 de novembro 1908, na cidade de Areia, na Paraíba. É filho de Alfredo Simeão dos Santos Leal e Maria de Almeida Leal, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 6 de julho de 1996 aos 87 anos.

José Simeão revelou logo cedo o gosto pelos livros e pela leitura, uma possível influência da mãe e da proximidade com seu tio e padrinho José Américo de Almeida e de outros intelectuais com quem conviveu na infância.

Simeão ocupou lugar de destaque na cena literária, artística e cultural no universo intelectual brasileiro. Foi um dos grandes incentivadores e inauguradores do movimento editorial no setor público do Brasil, dirigindo e publicando entre outras as revistas: Cultura, Arquivos e as publicações seriadas: Cadernos de Cultura, Vidas Brasileiras, Artes e Letras e Teatro. Também foi responsável pelo lançamento e divulgação de vários talentos como o poeta Tiago Mello, a escritora Clarice Lispector e o cenógrafo Tomás Santa Rosa.

Em 1951, já membro da Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA), José Simeão Leal foi encarregado de organizar o mesmo tipo de instituição no Brasil, a Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA), que é a mais antiga associação brasileira de profissionais da área das Artes Visuais. Participaram de sua criação os críticos Sergio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento, Mário Pedrosa, entre outros.

Em 1976, Simeão Leal foi eleito presidente dessa Associação que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre os profissionais que atuam na área da crítica de arte visuais, estendendo-se também aos pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas e professores de História da Arte e de Estética, incluindo, além de brasileiros, estrangeiros domiciliados no Brasil.

Serviço:

Mostra Iconográfica José Simeão Leal

Abertura: sexta-feira (10) até o dia 16 de junho

Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h até 21h e Sábados e domingos – 10h às 21h

Entrada gratuita

Local: Salão expositivo da Estação das Artes

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

Contato:

Dyogenes Chaves: 9110.5250

Lúcia França (curadora geral da Estação): 8817.6651 ou 9951.8655