Mostra Internacional de Teatro oferece vivência com grupo argentino e espetáculos gratuitos
A programação da I Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena continua nesta quarta (17) com mesa de diálogo, oficina e três espetáculos nordestinos, encenados em diferentes pontos da Capital paraibana.
No teatro Lima Penante (Centro), quem se apresenta é o grupo Carmin (Natal), com o espetáculo “Jacy”, a partir das 18h. Na Praça da Paz (Bancários), os paraibanos de Bufões de Olavo encenarão a divertida peça “Clown Bar”, às 20h. Já o Centro Cultural Piollin (Róger, ao lado da Bica) recebe a Agitada Gang com “Como Nasce um Cabra da Peste”, às 21h. A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência no caso de locais fechados.
Intercâmbio – A programação da quarta-feira começa com a parte formativa do evento. Pela manhã, das 9h às 12h, os argentinos da Compañía de Titiriteros da Universidade de San Martín comandarão uma vivência no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em Tambauzinho.
Às 14h, acontece a mesa de diálogo “Cooperativas e Movimentos Artísticos”, no auditório Aruanda do Centro Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como debatedores Ney Piacentini (São Paulo, SP), Daniel Araújo (João Pessoa) e Luciano Santiago (coordenador e curador da MIT). O mediador será José Tonezzi. Os temas propostos focarão a trajetória e atuação de cooperativas culturais e movimentos artísticos que se mobilizam por melhores condições de trabalho para os artistas.
Sinopse de “Jacy”, do grupo Teatro Carmin (RN) – Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly dividem as cenas com o videomaker Pedro Fiúza. A peça, além de abordar o abandono familiar e social sofrido pelos idosos, acompanha a história de Jacy na cidade de Natal, traçando um paralelo entre as etapas da vida da personagem e as mudanças históricas por que o Brasil passou nesse período. Classificação: 14 anos
Sinopse “Clown Bar”, grupo Bufões de Olavo (João Pessoa, PB) –“Clown Bar” é um espetáculo experimental de linguagem cômica, criado pela trupe Bufões de Olavo. Os quadros se passam num bar, por onde desfilam os tipos que, alternadamente se relacionam, quase sempre em duplas: Cavalera, Gargalo, Pinão, Mosquito e Tito. O ritmo das cenas, as gags e a dinâmica seguem numa crescente em que Clown Bar é um pequeno passo dado por muitos pés e narizes vermelhos. Classificação: livre.
Sinopse “Como nasce um cabra da peste”, grupo Agitada Gang (João Pessoa, PB) – A peça está centrada nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no Sertão nordestino. O texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mário Souto Maior, faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas em tais situações no Brasil rural.
Através da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina pelas mãos de uma parteira -misto de santa e médica, temida e respeitada, autor e atores resgatam da tradição oral e do esquecimento o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do Sertão. Classificação: livre.
Sobre o evento – A MIT, que teve início na sexta-feira (12) e se estende até domingo (21), acontece em diferentes pontos da cidade como as praças da Paz (Bancários), da Amizade (Rangel) e Coqueiral (Mangabeira), além dos teatros Lima Penante e do Sesi, Centro Cultural Piollin, Usina Cultural Energisa, Espaço Cultural José Lins do Rego, Universidade Federla da Paraiba (UFPB) e palcos alternativos, como o galpão do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, no Varadouro.
A programação é gratuita e durante os dez dias da MIT – João Pessoa Encena, o público poderá assistir a espetáculos e participar de oficinas, palestras e debates. O objetivo é possibilitar o acesso da população ao que de melhor está sendo produzido nos palcos brasileiros. A programação completa está disponível no site do evento (www.mitpb.com.br), onde o público encontra informações sobre convidados para as mesas de diálogos e sinopses dos espetáculos. Em sua primeira edição, a mostra surge como uma das mais representativas do segmento teatral até então realizada na Capital paraibana.
Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e da Caixa Econômica Federal, a MIT é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro.