Mostra Internacional de Teatro tem espetáculos de dança, palhaços e fantasia neste sábado

Por - em 476

Espetáculos de dança, palhaças, drama e fantasia estão presentes na programação deste sábado (13), no segundo dia da Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena. Até o dia 21, serão apresentadas mais de 30 peças em diferentes pontos da cidade. A primeira do dia, “Posso Dançar Pra Você?”, às 16h, terá como palco o Parque Sólon de Lucena.

Na sequência, serão apresentados dois espetáculos no teatro do Centro Cultural Piollin. Às 18h, a Cia. A Máscara de Teatro (Mossoró, RN) sobe ao palco com “Viagem aos Campos de Alfenim”. Em seguida, às 21h, a dupla de palhaças Emily e Manela (São Paulo, SP) apresentará “Pelo Cano”. O acesso à programação é gratuito e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência no caso de locais sujeitos à lotação.

Para fechar a noite do primeiro dia, o grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias entrará em cena com “O Bizarro Sonho de Steven”, a partir das 22h, no Galpão do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, localizado no Largo São Pedro Gonçalves, Varadouro.

A mostra acontece em diferentes pontos da cidade como as praças da Paz (Bancários), da Amizade (Rangel) e Coqueiral (Mangabeira), além do Teatro do Sesi, Centro Cultural Piollin, Usina Cultural Energisa, Espaço Cultural José Lins do Rego, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e palcos alternativos, como o galpão do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, localizado no Varadouro.

A programação completa está disponível no site do evento (www.mitpb.com.br), onde o público encontra informações sobre convidados para as mesas de diálogos e sinopses dos espetáculos. Em sua primeira edição, a Mostra, surge como uma das mais representativas do segmento teatral até então realizada na Capital paraibana.

Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e da Caixa Econômica Federal, (CEF) a mostra é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro. A ideia é inserir a Capital paraibana em definitivo no mapa dos grandes eventos artísticos de nível internacional.

Sinopses do sábado (13/09)

Grupo – Cia. Domínio Público (SP)

Horário – 16h

Local – Parque Sólon de Lucena

Espetáculo – “Posso Dançar pra Você?”

Sinopse – Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros de nosso próprio corpo. O que deixamos de nós e o que levamos conosco pelo caminho? Qual o espaço do toque, do afeto e da delicadeza nos dias de hoje? Na fronteira entre a dança, o teatro e a performance, a intervenção urbana da Cia. Domínio Público busca compreender as tensões entre o cotidiano e o poético, pedindo permissão àquele que passa para interagir com o seu espaço e interferir em sua rotina. “Posso dançar pra você?” é um convite a encontros mais sensíveis, ao afeto e à quebra dos automatismos presentes nos espaços públicos urbanos.
Classificação: livre

Grupo: Cia. A Máscara de Teatro (RN)

Horário – 18h

Local – Teatro Piollin

Espetáculo – “Viagem aos Campos de Alfinim”

Sinopse – Quatros atores de teatro resolvem fazer uma viagem que mudará suas vidas. A viagem, em alguns momentos, é sacrifício, em outros, é sonho e em outros tantos, fantasia. “A Viagem aos Campos de Alfinim” é uma jornada de descobertas, prazeres e realizações, como também um mergulho nos compartimentos mais profundos da mente humana, que ninguém costuma revelar. Nessa viagem as palavras salvam e apontam lugares para onde ir quando todos os caminhos parecem bloqueados. Nesses momentos a realidade e a fantasia se imbricam, revelando possibilidades para que a viagem continue. E ela precisa continuar.
Classificação: 14 anos

Grupo: Emily e Manela  (SP)

“Espetáculo pelo Cano”

Horário – 21h

Local – Teatro Piollin

Na peça as vicissitudes da amizade, a inaptidão com o dinheiro, as trapalhadas da inveja e os eternos sonhos de amor são alguns dos temas que permeiam a existência das palhaças Emily e Manela. A dramaturgia do espetáculo não parte de um texto fixo. O fio condutor se desenvolve a partir da expansão de uma pequena situação que, por sua vez, incorpora novas situações, novas histórias, novas relações, novos quadros que, associados entre si, compõem o universo poético de nossas duas personagens.
Classificação: livre

Grupo: Facetas, Mutretas e Outras Histórias (RN)

Espetáculo – “O Bizarro Sonho de Steven”

Horário – 22h

Local – Galpão do Grupo Quem Tem Boca É pra Gritar (Ladeira S. Frei Pedro Gonçalves, Varadouro).

Sinopse: Susxto, H.C. R (o aleijado) e Srta. Puta são três seres que compõem um só corpo, um corpo doente, o que remete a sociedade planetária em crise. Sobrevivem numa atmosfera onírica, na fronteira do real e do irreal, querem se libertar das opressões psicossociais e buscam qualquer saída. Convivem entre encontros e desencontros. Vivem no limite: loucos, descomedidos, descontrolados ao mesmo tempo em que são racionais. O sarcasmo, a sátira e a violência são recursos presentes na trama contra a mesquinhez, o egoísmo e o individualismo inútil. “O Bizarro Sonho de Steven” mostra o lado torcido do ser humano que sobrevive no mundo real, como mero consumidor passivo de mensagens. O mundo utópico e bizarro criado na peça aponta a precariedade do meio, do humano, levando atores e público à convivência extrema.

Classificação: 14 anos