Mostra Municipal de Dança coloca João Pessoa no circuito nacional

Por - em 610

foto (1)A improvisação, com a participação da plateia, marcou a apresentação do Coletivo Mineiro Movasse, na primeira noite da Mostra Municipal de Dança, que aconteceu na última quinta-feira (25). Antes, o público ficou atento aos movimentos contemporâneos, pontuados pelo tango, da Companhia Sem Censura, da Paraíba. O evento continua nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28), na Praça Antenor Navarro, sempre a partir das 19h. Ao todo são 16 apresentações de grupos locais e de diversos estados brasileiros. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, ressaltou o caráter de fomento da iniciativa. “Por um lado, a mostra incentiva a cena da dança local, formada por excelentes profissionais. E, ao mesmo tempo, também oferece a oportunidade do contato desses artistas com o trabalho de grupos de várias partes do País. A iniciativa coloca a Capital, de uma vez por todas, no circuito da dança nacional”, observou.

Sem Censura Companhia de Dança, que levou ao público o espetáculo “Libertango” foi o primeiro grupo a subir no palco. A coreografia representou as inquietações de uma mulher e sua imagem refletida no espelho. A performance foi acompanhada por um tango, executado ao vivo por músicos eruditos.

O Coletivo Movasse (MG), segundo a se apresentar, contou com a participação da plateia na escolha de temas e mostrou uma maneira improvisada dos movimentos contemporâneos. Ester França, que é uma das dançarinas do grupo, ressaltou a importância da acolhida do público local. “Aqui no Nordeste somos sempre muito bem recebidos. Inclusive um dos nossos integrantes é daqui de João Pessoa, portanto. essa cidade é uma extensão de nossa casa”, disse. A artista destacou ainda a satisfação em atender ao convite feito pela Prefeitura de João Pessoa para integrar a programação do evento.

Confira abaixo as próximas apresentações da Mostra Municipal de Dança:

– PRAÇA ANTENOR NAVARRO

 

26/07 (sexta-feira)

19h – Espetáculo “Brasilidade” (Rima Cia de Dança – PB)

19h30 – Espetáculo “O santuário” (Coletivo Tanz – PB)

20h – Espetáculo “Do repente” (Lamira Cia de Artes Cênicas – TO)

 

27/07 (sábado)

19h – Espetáculo “Retalhos” (Clara Jerônimo – PB)

19h10 – Espetáculo “Feminino Plural: Singularidade do Corpo” (Lunay Cia de Dança – Kilma Farias – PB)

19h25 – Espetáculo “Encontro dos Pontos” (Cia de Dança Livre– PB)

19h35 – Espetáculo “Da Cana se Faz o Padeiro” (Contexto Cia de Dança – PB)

19h50 – Espetáculo “Paquitas” (Bale Jovem da Paraíba – PB)

20h – Projeto Conexão Renda e Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012 (com os espetáculos “Nanu”, do Grupo Cidade Vestida – RN; “Agora eu Sei”, com a Anízia Marques Cia de Dança – RN; e “Poema de 03 Palavras”, da Gesto Cia. de Dança – RN)

 

28/07 (domingo)

19h – Espetáculo “Experimento Pina” (Paralelo Cia de Dança – PB)

19h30 – Espetáculo “A Deusa que Há em Mim” (Cenário Cia de Dança – PB)

20h – Espetáculo “As Canções Que Você Dançou Para Mim” (Focus Cia de Dança– RJ)