Mostra reúne trabalhos feitos por crianças em oficinas da Funjope

Por - em 818

Mais de 50 peças, inspiradas no cotidiano da cidade fazem parte da exposição “Papel Machê no Porto do Capim”. A mostra será aberta nesta sexta-feira (7), às 15h, na Igreja Católica da comunidade Porto do Capim. As instalações são resultado dos trabalhos de um dos grupos beneficiados pelo projeto ‘Oficinas Culturais nos Bairros’, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O ministrante e responsável é o artista plástico Neuri Mossmann.

A oficina realizada no Porto do Capim utiliza a técnica do Papel Machê, amassado e moído. Esse material foi transformado em peças produzidas por crianças da comunidade.

Durante a confecção das peças, foram reaproveitados papéis velhos e retalhos de madeira, coletados pelas próprias crianças. Para finalizar, a tinta foi misturada com o grude (cola feita com a goma da mandioca) e lambuzadas nas instalações.

Temas do cotidiano – quem for à exposição desta sexta-feira poderá ver a galinha que ficou presa no piche; as marés do rio Sanhauá; os barcos ancorados no trapiche; e os passarinhos presos em gaiolas. Um dos assuntos abordados mais recorrentes foi o ambiental, ou seja, o que fazer com o lixo que encontramos nas ruas e nas marés.

Os trabalhos da oficina, ministrados por Neuri Mossmann, buscaram um contato mais íntimo com a comunidade. Na primeira fase, os trabalhos foram desenvolvidos à sombra de uma árvore, na rua principal da comunidade. Depois, a oficina passou a funcionar em um galpão desocupado que servia como depósito de madeira. A última etapa foi realizada na associação de moradores.