Mostra sobre música de diferentes continentes acontece a partir de 2ª
A música de diferentes continentes é a temática da Mostra Audiovisual Horizonte: Panorama da Música do Mundo, que acontece durante toda a próxima semana a partir da segunda-feira (21) até sexta-feira (25), sempre às 19h, no auditório da Unidade Cultural Casarão 34. A exposição, com entrada franca, é organizada pelos músicos Paulo Ró e Pedro Osmar, e será seguida de um debate após cada exibição, numa promoção da Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Para os organizadores da Mostra, atualmente se discute a música do mundo como um conceito mais amplo e atual para a música tradicional dos povos e países, retrato da cultura de cada civilização em vozes, ritmos e instrumentos que dizem, falam e contam suas histórias. A mostra procura traduzir o sentimento da alma musical de cada país estudado, inclusive o Brasil, ao buscar popularizar na realidade cultural da Capital paraibana essa produção.
Convidados O evento conta com a participação dos facilitadores convidados Valmir Vant, da Tribo Ethnos; o artista africano Guilherme Semmedo, integrante do grupo Mama Jazz; a professora Alice Lumi, componente de grupo de percussão japonesa, e o músico Paulo Ró, integrante do movimento Jaguaribe Carne e, atualmente, Chefe da Divisão de Música da Funjope.
Programação Na segunda-feira (21), a primeira noite do evento será dedicada à música brasileira, com exibições de um curta-metragem do percussionista catarinense Airto Moreira, durante a sua participação no Festival Drummer Percussion, ocorrido nos Estados Unidos, e Turista aprendiz, um documentário do grupo A Barca, de São Paulo, que refez a trajetória de pesquisa cultural realizada por Mário de Andrade durante os anos 20, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Na terça-feira (22), é a vez da música da África, com documentários que retratam a parte ancestral e pop da geografia musical do continente africano. Youssou Ndour, o primeiro vídeo da noite, traz a música do artista que intitula o trabalho, sendo ele um dos principais expoentes da música pop africana, com grande projeção em toda a Europa. O segundo vídeo, realizado pelo grupo americano Stomp, é resultado de uma turnê da banda em diferentes continentes, inclusive com passagem pelo Brasil, com cenas gravadas na cidade de Salvador, com Carlinhos Brown e a Timbalada.
O tema da terceira noite de exibições, que acontece na quarta-feira (23), será a música da Índia. A sessão da noite começa com o vídeo Sounds of the millenium, que mostra uma verdadeira competição percussiva de músicos indianos. Em seguida, será exibido Samwaad, um encontro da música indiana com o samba.
A quinta-feira (24) traz a música instrumental, com a participação de violonistas da Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. Na ocasião, será exibido o vídeo Meeting of the spiritis, um show com Paco de Lucía, Lary Coriel e John Mclaughlin.
Encerrando a programação da Mostra, na sexta-feira (25) tem música da Espanha, através da exibição do vídeo Tierra gitana, que mostra o show da banda Gipsy Kings e um documentário sobre a etnia cigana.