Motorista é preso por desacato à autoridade após avançar sinal
Um motorista foi preso nesta quarta-feira (21) por desacatar agentes de mobilidade e policiais militares. Ele também foi multado por avançar o sinal vermelho e realizar manobras perigosas na Avenida Argemiro de Figueiredo, no Bessa, colocando em risco a vida das pessoas que trafegavam naquela via.
No momento da fiscalização rotineira, os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) foram avisados pelos pedestres sobre a má conduta do motorista e, ao se aproximar de um veículo Prisma na cor preta, flagrou o avanço do semáforo.
O agente de mobilidade abordou o motorista, juntamente com um guarda municipal, e percebeu sintomas de embriaguez. Acionou imediatamente a Polícia Militar para formalizar os procedimentos. O condutor do veículo se recusou a fazer o teste do bafômetro e a assinar o Auto de Infração de Trânsito. Muito exaltado, agrediu verbalmente os policiais e os agentes de mobilidade.
Por infringir o artigo 331 do Código Penal Brasileiro (desacato a funcionário público no exercício da função), o motorista foi preso e conduzido à 12ª Delegacia Distrital da Capital, onde foi feito o boletim de ocorrência do termo circustanciado. Entre os objetos encontrados dentro do carro, havia cerveja e vodka. Além da prisão, o condutor terá que desembolsar R$ 191,12 pelo avanço do sinal vermelho.
Segundo o superintendente executivo da mobilidade urbana, Nilton Pereira de Andrade, nenhum caso de desacato contra os agentes de mobilidade e desrespeito às leis de trânsito ficarão impunes. “O respeito aos agentes e às leis de trânsito, antes de ser um dever de todo cidadão, é uma questão de princípios de civilidade. É o que se espera de pessoas que desejam viver em uma sociedade mais justa e pacífica”, ressaltou.