Movimentos civis LGBT discutem ações para 2014

Por - em 1050

lgbt_reuniao_foto_corneliofelipe_ (13)A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Cidadania LGBT e de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa esteve reunida na tarde desta quinta-feira (5), no Paço Municipal, com os movimentos civis de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) do município para planejar as novas ações para o ano de 2014.

Na pauta da reunião, além das parcerias para os eventos culturais, discutiu-se também sobre a criação do Comitê de Saúde LGBT, das atividades artísticas para o período carnavalesco, da Semana da Visibilidade Homossexual e Travestis, e ainda o apoio aos eventos nacionais e regionais que estão para acontecer no próximo ano, a exemplo do Encontro Regional dos Travestis e Transexuais do Nordeste, em março, e a Segunda Campanha do Mel, que acontece em abril.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Cidadania LGBT e de Promoção da Igualdade Racial da PMJP, Socorro Pimentel, disse que esse primeiro contato é indispensável para se ter ideia de onde se pode caminhar. “As ações pedagógicas dentro dos eventos é de extrema importância para dar um caráter mais assertivo às causas dos movimentos sociais. É com este olhar que temos que trabalhar”, acrescentou Socorro, que pediu que todas as ideias fossem transformadas em projetos para que entre no planejamento de ações e estratégias da PMJP para o próximo ano.

Na reunião estiveram presentes a representante da Associação das Travestis da Paraíba e do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, Fernanda Benvenutty, e os representantes do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, Adriano Rodrigues e Myke Fonseca.

 

“O apoio da prefeitura nos eventos são de fundamental importância para dar visibilidade aos movimentos sociais e às causas. Além de que dentro dos eventos trabalhamos ações pedagógicas para os gays, lésbicas e transexuais”, comentou Fernanda Benvenutty, que sugeriu também a criação de um prêmio para homenagear pessoas e instituições de direitos humanos que estão envolvidas, direta ou indiretamente, com as causas dos gays, lésbicas e transexuais.