Mudança de vida e crescimento profissional marcou o ano das Sereias da Penha

Por - em 924

desfile_sereiasdapenha_foto_dayseeuzebio  (2)A moda sustentável e o incentivo a produção local com apropriação cultural são um dos desafios estão crescendo consideravelmente nos últimos anos no País. O ano de 2015 foi um divisor de águas na vida das Sereias da Penha. Antes donas de casa, hoje micro empreendedoras, elas descobriram que a mudança da vida delas estava nas pontas dos dedos.

Pioneiro em João Pessoa, o projeto ‘Sereias da Penha’ se consolidou em pouco mais de um ano, ganhou notoriedade em todo o País e já está sendo reconhecido no exterior. Segundo Joseane Izidro, Presidente da Associação Sereias da Penha, elas já receberam encomendas dos Estados Unidos e Suíça. “Quando abri o e-mail e vi que havia uma pessoa da Suíça querendo usar uma peça nossa eu não acreditei. Parecia que eu estava sonhando”, disse.

Este projeto mudou a vida destas artesãs e possibilitou uma nova fonte de renda, tornando elas donas do próprio negócio. Para a coordenadora do João Pessoa Artesã (JPA) e primeira-dama do Município Maísa Cartaxo, o Sereias da Penha mostrou que é possível reescrever histórias e transformar vidas. “Esse projeto nos enche de orgulho, pois empodera as mulheres, gera autoestima, renda, inclusão social e sustentabilidade. Tudo isso com o desenvolvimento do talento humano com base na economia criativa.”, afirmou.

Projetos e conquistas

Em novembro foi lançada a exposição ‘Fúria da Sereia’, na Estação das Artes. Na mesma noite aconteceu o desfile em parceriaexposição_coletiva_sereiasdapenha_foto_dayseeuzebio (91) com o estilista Ronaldo Fraga, o mesmo que aconteceu no São Paulo Fashion Week em abril deste ano. Sucesso de público e de críticas positivas, o evento mostrou a beleza e força que o artesanato pessoense exerce na Paraíba e no Brasil. A exposição é a primeira de grande porte legitimamente pessoense que acontece na Capital. Com duração de 90 dias, os visitantes podem conferir até o dia 14 de fevereiro.

No mês de junho, as artesãs deram mais um passo nesta trajetória de sucesso e decidiram montar e inaugurar a primeira loja. Elas receberam o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Sebrae, parceiros desde a primeira fase do projeto. No espaço o cliente pode encontrar além das biojóias, objetos de decoração para casa.

O mês de abril foi marcante na vida dessas artesãs, pois as biojóias desenvolvidas por elas com o estilista Ronaldo Fraga foram desfiladas no São Paulo Fashion Week (SPFW). O aclamado e emocionante desfile foi um dos mais marcantes da edição e virou manchete dos principais portais de moda do País e alguns jornais especializados na Europa. No final de abril, durante a abertura da segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, as artesãs lançaram o ‘Blog das Sereias da Penha’. O blog foi desenvolvido por alunos do curso de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com o intuito de potencializar o trabalho das artesãs.

Parceria – O sucesso deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que possibilitou a inclusão social com a apropriação da cultura local na comunidade Praia da Penha.

JPA – O João Pessoa Artesã busca resgatar a identidade social, fomentar a economia sustentável, capacitar e incluir socialmente artesãs que vivem em comunidades carentes. A primeira-dama Capital, Maísa Cartaxo, é coordenadora do Programa JPA.