Mudança na circulação na entrada do Geisel tem avaliação positiva

Por - em 600

semob_Mudança no_Geisel copyA mudança experimental na circulação de veículos da entrada do Geisel iniciada desde terça-feira (8) pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está tendo avaliação positiva entre a população. O tráfego de veículos no local nesta quarta-feira (9), segundo dia de alteração, não registrou engarrafamentos e fluiu com agilidade durante toda a manhã.

A mudança tornou mão única o trecho da avenida Valdemar Naziazeno entre a BR 230 até a rua Pastor Misael Jácome Cavalcanti (atrás do quarteirão das obras da Acadepol). Os veículos que passavam pela rua Valdemar Naziazeno, com destino à BR 230, entram agora à direita na Pastor Misael Jácome Cavalcanti, depois à esquerda na rua da lateral do Atacadão até chegar a BR 230. A rua Motorista Aldovandro Amâncio Pereira, que margeia a BR 230, também passou a operar em mão-única, servindo também de opção de retorno para a avenida Valdemar Naziazeno.

O diretor de operações da Semob, Cristiano Nóbrega, informou que o resultado inicial demonstrou que a medida foi adequada e está atendendo ao planejamento feito. “Percebemos que a alteração que fizemos aqui na entrada do Geisel surtiu o efeito esperado, porque os veículos estão circulando sem dificuldades e não foi formado engarrafamento. A mudança ainda é experimental, mas pelo que percebemos com a melhora no tráfego podemos torná-la definitiva”, disse.

A Polícia Rodoviária Federal está dando apoio a Semob nesta mudança no acesso ao Geisel, que sempre registra problemas de engarrafamento nos horário de pico. “A intenção dos órgãos envolvidos é minimizar os transtornos até que sejam realizadas obras de infraestrutra definitivas que solucionem o problema”, disse Cariolando Matias, chefe do Núcleo de Acidentes da PRF.

Quem aprovou as mudanças feitas no local foi o taxista Geraldo Macena, residente no Geisel. “Desafogou muito, semob_Mudança no_Geisel (1)melhorou 80%. No começo a gente estranha um pouco, mas depois acostuma. Eu moro aqui no Geisel e aprovei a mudança”, falou.

A Semob vai realizar avaliações durante toda a semana nos horários da manhã e noite. Nesses horários, segundo informações do Núcleo de Acidentes da PRF, registra-se um fluxo de veículos que chega a cinco mil por hora neste trecho da BR 230.

Sinalização – A sinalização no trecho já foi substituída para orientar os motoristas e dar segurança à circulação de veículos e pedestres. Nesses primeiros dias de mudança, agentes da Semob estarão no local orientando a população. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa está melhorando as condições do pavimento para adequar a via à condição de mão-única na entrada do bairro.

Ônibus – As linhas 202 (Geisel), 2300 (Circular), 1502 (Geisel-Epitácio), 106 (Geisel), 7118 (Mussumago), 118 (Paratibe) e 1519 (Valentina), sentido bairro/centro, tiveram o itinerário modificado com a mudança de circulação.

A partir de agora, os ônibus vão seguir pela rua Pastor Misael Jácome Cavalcanti, entrando à esquerda na lateral do Atacadão para chegar a BR 230. As paradas de ônibus foram relocadas do trecho alterado para novos pontos. Placas indicativas sinalizam as novas paradas facilitando a sua localização pelos usuários do transporte coletivo.