Mulheres do “Jardim das Colinas” recebem orientações da SEPPM

Por - em 596

Dani Rabelo

Em maio de 2014, o prefeito Luciano Cartaxo possibilitou que 288 famílias fossem contempladas com a conclusão e entrega do “Jardim das Colinas”, um condomínio residencial localizado no Colinas do Sul, e deste então é feito um serviço de acompanhamento com os moradores pela Secretaria de Habitação Social (Semhab). Nesta quarta-feira, 13, convidadas pelo setor de Serviço Social da Semhab, a equipe da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizou uma atividade em comemoração ao Dia das Mães.

Reunidas no Salão de Festa do condomínio, dezenas de mulheres do “Jardim das Colinas” tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente os serviços da SEPPM, e as ações disponibilizadas através da parceria entre a pasta e outras secretarias do município.DSCN1710

“Fizemos um trabalho que foi da conscientização até o cuidado com a autoestima dessas mulheres, que em muitos casos são o eixo principal da família”, ressaltou a coordenadora de Trabalho e Renda da SEPPM, Regina Bonfá.

Na primeira parte da atividade aconteceu a apresentação da Secretaria de Mulheres, com a função de cada coordenação (Educação, Saúde, Trabalho e Violência contra a Mulher), e as parcerias que cada uma desenvolve com as demais secretarias da gestão municipal: “No caso da Coordenação de Trabalho, atuamos conjuntamente com a Secretaria de Trabalho, através da linha especial de crédito Mulher Cidadã, do Banco Cidadão. Também temos o projeto Mulheres Conectadas, que é uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, e promove a inserção das mulheres no universo da informática”.

Ainda na explicação sobre a secretaria, foi feita uma apresentação especial sobre o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), e os tipos de violência, muitas vezes desconhecidos por elas. “Ressaltamos o trabalho feito pelo CRMEB, e destacamos que violência não é apenas aquela que deixa marcas no corpo, ela pode psicológica (insultos, ofensas, intimidações, manipulação, humilhações e ameaças que atingem a autoestima da mulher), moral (calúnias, difamações ou injúrias à honra ou á reputação da mulher) e patrimonial (retenção e/ou destruição de instrumentos de trabalho, documentos, dinheiro, cartões de crédito e não pagamento da pensão alimentícia)”, explicou a coordenadora.

Todas as mulheres presentes foram orientadas, no caso de sofrer algum desses tipos de violência citados, a procurarem o CRMEB (0800 283 3883), a Delegacia da Mulher (3218-5316) ou até ligar para a Central de Atendimento à Mulher (180).

Autoestima e capacitação – A presença da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) também teve como objetivo “semear” a possibilidade de uma nova perspectiva para as moradoras do “Jardim das Colinas”.

No final da palestra, a SEPPM disponibilizou vagas para as interessadas em participarem da turma do Mulheres Conectadas, que funciona na sede do Sintricom, e foram dadas informações mais detalhadas para aquelas que cogitaram a possibilidade de solicitar um empréstimo ao Banco Cidadão para investirem no próprio negócio.

Participando do evento com uma tenda de beleza, oferecendo serviços gratuitos de cuidados com a pele, a empresa Novety Cosméticos também estava convidando as moradoras do condomínio para serem consultoras da linha.

“Finalizamos a nossa participação na atividade em comemoração ao Dia das Mães, fazendo o convite para que essas mulheres continuem se reunindo, e caso haja o interesse delas de entrarem no mercado da confecção de produtos de artesanato, a Secretaria de Mulheres poderá realizar cursos de capacitação e colocá-las no nosso grupo de artesãs”, concluiu Regina Bonfá.

Jardim das Colinas – O conjunto residencial foi construído pela PMJP através do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, e possui 288 apartamentos, sendo 18 adaptados para o acolhimento de idosos ou pessoas com deficiência, divididos em 18 blocos. Os imóveis possuem cerca de 60 m², incluindo as áreas privativas e de uso comum, e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

Os moradores contam com um salão de festas com banheiros e cozinha e uma quadra de futebol de areia. O empreendimento custou um total de R$ 20 milhões e foi financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.