Muriçocas do Miramar arrasta multidão ao som de Elba Ramalho

Por - em 934

Para quem é folião de verdade o ano começou nesta quarta-feira (6), a chamada ‘quarta de fogo’. No calendário dos amantes das festas de momo, a data é reservada para o desfile do segundo maior bloco carnavalesco do Brasil: as Muriçocas do Miramar. E a ansiedade fazia sentido. Com dez trios elétricos e mais de 20 atrações, as Muriçocas arrastaram cerca de 600 mil pessoas no maior evento do ‘Carnaval 2013 – João Pessoa de Todos os Ritmos’. A festa, que já é grande por natureza, contou com o reforço da cantora Elba Ramalho.

Foi vestindo fantasias e adereços irreverentes que os foliões lotaram a “Via Muriçocas”, que vai da Avenida Tito Silva, em Miramar, até o Busto de Tamandaré, no final da Avenida Epitácio Pessoa. O sentimento era de alegria. Rodeados pelo frevo e pelas marchinhas de Carnaval, além do som potente e contagiante dos trios elétricos, mais de meio milhão de pessoas fizeram a festa em momentos que entrarão para a história do bloco precursor do Folia de Rua.

O prefeito Luciano Cartaxo testemunhou a festa e garantiu ter se tratado do maior desfile de todos os tempos. “É uma multidão em estado de euforia. O bloco é mãe do Folia de Rua, uma referência, e estamos muito felizes em poder proporcionar condições melhores para a sua existência. Podem ter certeza que nos próximos anos ele virá ainda maior, porque queremos que nossas prévias sejam um instrumento de divulgação do nosso potencial turístico para todo o país”, declarou.

O secretário executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Buriti, afirmou que as Muriçocas se consolidam em importância a cada novo desfile. “A Funjope apoia esse evento porque ele é um patrimônio do Carnaval paraibano. Hoje, com essa passagem monumental, as Muriçocas escrevem mais uma página na história do Carnaval em nossa cidade”, avaliou.

A possibilidade de planejamento foi o diferencial do Folia de Rua em 2013, como afirmou o presidente da organização, Raimundo Nonato, conhecido como Bola. “Os investimentos antecipados da Prefeitura de João Pessoa permitiram que fizéssemos uma festa planejada e o resultado disso pode ser visto nas ruas. A festa está maior e mais alegre e é com essa parceria que vamos conseguir tornar o pré-carnaval de João Pessoa um ato cada vez mais relevante para o Estado e para o país”, apostou.

A festa – A cantora Elba Ramalho, atração mais aguardada da noite, iniciou o percurso por volta da 12h. A paraibana, que puxa o bloco pela segunda vez, chegou em ritmo de Carnaval, com um repertório de frevos e sucessos contemporâneos que agitou quem correu atrás do trio. Entre as canções que marcaram a noite estão o “Frevo meio desavergonhado” e “Tu de lá e eu de cá”, do seu novo disco, “Vambora lá dançar”.

O bloco Muriçocas do Miramar levou dez trios elétricos para a rua em uma festa que se estendeu até às 1h30 da madrugada. Os foliões puderam curtir atrações como o mestre Fuba, Diana Miranda, Pura Raiz e Mirandinha, Mayara e Carol, Renata Arruda, Megaxé A2, Ramon Schnayder, Gracinha Telles e Gustavo Travassos, Eloisa Olinto, Natalie de Lima, Marianne Gipsy, PB Pop com Banda 5 de Agosto e Nação Maracahyba.

Mais cedo, ainda em concentração, os foliões puderam curtir o Polo das Orquestras. Além do espaço montado na Praça das Muriçocas, outros cinco pontos foram espalhados pela Epitácio Pessoa, onde orquestras de frevo garantiram o clima de animação enquanto os trios não partiam. O palco principal foi ocupado pelo maestro Chiquito e Orquestra Metalúrgica Felipéia.

Imprensa integrada – O secretário municipal da Comunicação, Marcos Alves, destacou o trabalho da Band, que levou o pré-carnaval de João Pessoa para todo o Brasil e para mais 20 países. Além disso, ele destacou o trabalho integrado de toda a imprensa paraibana, que tem feito uma cobertura completa do evento. “Todos os sistemas de comunicação estão presentes com suas TVs, rádios e também nas mídias impressa e virtual. Está havendo uma grande convergência de esforços para que o Folia de Rua também chegue até a casa dos pessoenses e dos demais paraibanos”, ressaltou.

A equipe do Band Folia, que está em João Pessoa para transmitir as prévias carnavalescas da Capital, garantiu ter aprovado a festa. Para a apresentadora Nadja Haddad João Pessoa tem o diferencial de preservar o que é Carnaval de fato. “As pessoas sentem a festa e não apenas curtem a folia. Ainda tem a tradição de sair fantasiado, conseguimos ver famílias inteiras em uma grande interação”, relatou.

Ela ainda falou sobre sua visão da cidade, que visitou pela primeira vez. “João Pessoa é incrível. Nem posso dizer que foi uma surpresa pelo fato de eu ter chegado com ótimas recomendações. Só confirmei o que já esperava. Aqui a gente se sente em casa, mesmo sendo visitante. A comida é maravilhosa, as praias, os centros culturais, o artesanato, e o calor das pessoas. Só estou levando coisas positivas”, garantiu.

A repórter Lisi Benites pôde conhecer vários pontos turísticos da Capital, onde fez matérias divulgando o potencial turístico da cidade. “Pude mostrar para as pessoas o quanto João Pessoa é linda. As praias não perdem para nenhuma do país, a cor da água é maravilhosa. A cidade tem muita coisa legal para fazer e o pré-carnaval vem com tudo. Posso dizer que quem decidir começar o Carnaval aqui não vai se arrepender”, afirmou.