Música, dança e palhaços na programação do 3º Roger Mostra sua Cara
Samba, caminhada cultural, ursos de carnaval, capoeira e apresentação de palhaços são algumas das atrações previstas no 3º Roger Mostra Sua Cara, que acontece nestes sábado (13) e domingo (14), no bairro do Roger, numa promoção do Coletivo Arte, Cultura e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), por intermédio da Fundação Cultural (Funjope) e a Casa pequeno Davi.
O objetivo do evento é divulgar, através das manifestações artísticas dos próprios moradores do Roger, a importância histórica e a riqueza artística do bairro.
Programação A festa começa às 14h com o já tradicional Arrastão Cultural, com saída da Rua Salatiel, passando pela Comunidade do S e chegada no palco principal da festa, instalado próximo ao Ginásio do Guarani. Em seguida, se apresentarão o grupo de capoeira Angola Palmares, a escola Império do Samba, o grupo Samba da Gente, Os Tesudos do Samba e a Banda Uma Saída. Além disso, haverá performance drag queen e forró.
No domingo, a partir das 16h, acontece o passeio ciclístico, com concentração em frente ao Parque Arruda Câmara, seguido das apresentações dos grupos e artistas Jovens do Futuro, Joalisson Daney, Som Daqui, Quadrilha Lajeiro Seco, Cia. de Circo Alegre e Raízes de Jampa, no palco principal.
Para a consolidação do evento, foram realizadas várias reuniões no Centro de Cidadania do bairro com a presença de artistas, agentes culturais e moradores, onde foram discutidas de forma democrática a programação cultural e a distribuição de funções, datas e horários.
Segundo Antonio Rodrigues, membro do Coletivo de Arte, Cultura e Cidadania do Roger, o evento é importante no processo de fomento artístico-cultural do bairro. O Roger é um verdadeiro celeiro cultural, onde se encontram expressões diversas, a exemplo da Quadrilha Junina Lajeiro Seco, que já tem mais de 50 anos de atuação, até a atual campeã do Carnaval Tradição, a escola de Samba Império do Samba. Por tudo isso é que ressaltamos a importância e o enriquecimento que este evento traz, além de um ser uma oportunidade ímpar de integração entre a Sociedade Civil Organizada, representada por entidades, grupos e agentes culturais, e ainda o poder público e os moradores da comunidade.
Campeã do Carnaval Um dos destaques da programação cultural do 3º Roger Mostra sua cara é a Associação Cultural Império do Samba, a grande campeã do ‘Carnaval Tradição’ deste ano. A escola foi fundada no dia 7 de novembro de 2004, com o objetivo, não só de engrossar as fileiras do ‘Carnaval Tradição’, mas também de ampliar suas atividades na área cultural e desenvolver a cidadania entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sem deixar de nivelar suas atividades com questões de gênero, raça e etnia.