‘Na Cidade Sem Meu Carro’ mobiliza população de João Pessoa

Por Nadja Dias - em 1288

A jornada mundial ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ mobilizou adultos e crianças nesta sexta-feira (22) com muitas atividades na Avenida Visconde de Pelotas, no Centro da Capital, que se transformou em um espaço de lazer para pedestres e os meios de transportes não motorizados, como a bicicleta.

O objetivo do evento foi mostrar à população que o carro é um meio de transporte que pode ser substituído por outros meios alternativos de locomoção, a exemplo do ônibus, bicicleta, carona solidária ou mesmo a pé, visando uma melhor qualidade de vida.

Durante todo o dia várias escolas desenvolveram apresentações de teatro e dança. Além da tenda da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) que apresentou material ilustrativo, jogos educativos e circuito infantil, houve também oficinas de reciclagem, desenhos e parklet, grupos de skate e serviços de saúde. A animação contou com a apresentação da Banca 5 de agosto e do Grupo Catadores de Arte, da Emlur.

O superintendente, Carlos Batinga, explicou que a campanha é um evento mundial que mobiliza as pessoas a ter um espaço de lazer, cultura e esportes para conseguir humanizar as áreas da cidade, atenuando o espaço dos veículos motorizados com isso diminuindo a poluição, reduzindo os acidentes e melhorando a qualidade de vida.

“Precisamos nos engajar nesta campanha para tornar João Pessoa uma cidade mais sustentável. Fui de ônibus para o evento e vi como a cidade se tornou mais agradável quando se tem pouco carro. Queremos despertar uma mudança de comportamento, isso dependendo de cada um. A mobilização foi sentida com a adesão das escolas e das universidades que entraram como parceiros para que isto tudo fosse realizado”, explicou.

A professora de Libras, Iris Regina, da Escola Municipal Dom Marcelo Pinto Cavalheira, do bairro do Valentina Figueiredo, disse que achou maravilhosa essa iniciativa da prefeitura com a educação do trânsito inserida na escola. “Com isso vamos tornar as crianças mais conscientes evitando acidentes e garantindo um trânsito melhor”, declarou.

A aluna do Dom Marcelo, Ana Carolina, de 8 anos, contou que se divertiu muito no evento e que aprendeu os sinais de trânsito. “Foi muito bom, espero que tenha mais eventos como este para a gente brincar e aprender”, falou.

O membro do grupo de ciclistas Bike Anjo, Henrique França, ressaltou a iniciativa da prefeitura e o respeito que as pessoas precisam ter não só com quem anda de bicicleta, mas todos que fazem o trânsito. “Para abrir o evento reunimos um grupo de ciclistas que já se deslocaram de bicicleta da Avenida Epitácio Pessoa até o evento para mostrar um dia diferente e fazerem as pessoas repensarem o seu modo de locomoção”, explicou.

O “Dia Sem Meu Carro” é um evento mundial que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou com o apoio da Sedurb, Semam, Emlur, Sejer, Sedes, Funjope, Semusb, Sedec, Semahb, Seinfra e SMS em parceria com a UFPB, UNIPÊ, IESP, FPB, Faculdade Mauricio de Nassau, Faculdade Santa Emília de Rodart, Bike Anjo/JP, João Pessoa Que Queremos, Porto Seguro, Sintur, Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos da Capital (DEAVC), SAMU, BPTran,  DNIT, PRF, ONG ETEV, SestSenat, Colégio Intensivo, Sistema  de Ensino Líder, Prime’s Cool e Programa Vida no Trânsito∕ Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB).