No Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, Centro da Cidadania LGBT ganha ampliação

Por Hellen Nascimento - em 1937

O Centro da Cidadania LGBT, através da Coordenadoria de Promoção Cidadania LGBT e Igualdade Racial, ganhará uma ampliação de 10 novas salas e espaços terapêuticos de atendimento e vai disponibilizar uma série de novos serviços para o público. A entrega da ampliação acontecerá às 9h, nesta quarta-feira (17), data em que marca o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia.

O espaço vai disponibilizar apoio psicológico, jurídico, serviço social, biblioteca, inclusão para casa própria, cursos profissionalizantes, práticas complementares de saúde como biodança e auriculoterapia, encaminhamento para Unidades de Saúde da Família referência para LGBT, casas de acolhida com quartos exclusivos para o público LGBT, além de serviços que ajudarão o cidadão na sua inserção ao mercado de trabalho como Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), assim como parceria com empresas do poder privado como Contax, AeC e Manaçaí. O Centro fica localizado no Parque da Lagoa, nº 196.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, a ampliação é um grande avanço. “Ter um espaço totalmente voltado para esse público em João Pessoa é um avanço para a garantida de direitos a população LGBT e necessário para o enfrentamento ao preconceito e a violência”, explicou.

Roberto Maia ainda destacou a importância das parcerias com as demais secretarias da gestão. “Devemos ressaltar que todas as secretarias dessa gestão fizeram um grande esforço para que a política LGBT de João Pessoa se concretize, todos e todas que fazem parte do secretariado trabalham de forma intersetorial para que essa política se torne realidade nos espaços onde a  política pública deve acontecer”, informou.

Dia histórico- No dia 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Desde então, o 17 de maio foi escolhido como símbolo de luta pela diversidade sexual, contra a violência e preconceito.

Programa habitacional – A Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT também conseguiu outra importante conquista para população LGBT. Em parceria com a Secretaria de Habitação, no último dia 10 de maio, o público do Transcidadania foi beneficiado pelo programa habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na oportunidade houve a entrega de 13 casas para a população LGBT inscritas no programa de habitação.

“Essa foi uma grande conquista. Grande parte dos beneficiados levou a documentação e fará a vistoria de suas residências a partir de julho para a entrega das casas. É um avanço nas políticas públicas para a população LGBT, já que grande parte dessa população vivia em situação de rua ou mesmo de extrema pobreza”, esclareceu.

Transcidadania– O programa tem o objetivo de fazer um levantamento social sobre as travestis e transexuais da Capital paraibana e desenvolver políticas públicas a fim de levar cidadania a essa população. O programa foi inspirado em uma iniciativa realizada em São Paulo como forma de combater a transfobia nos contextos sociais e familiares.

Centro – O Centro de Cidadania LGBT funciona no Parque da Lagoa, de segunda a sexta feira, das 8h às 14h.  O espaço funciona com uma equipe multiprofissional, contando com assistente social, psicóloga e assessoria jurídica, além de serviços de habitação, empregabilidade, cursos profissionalizantes, direitos humanos e práticas complementares da saúde, através de uma parceria com o Equilíbrio do Ser.