Novo Parque da Lagoa se transforma em espaço de lazer para pessoas de todas as idades
Eliabe Castor
O cheiro da flora, pondo o adereço da fauna e a motivação das pessoas fez do novo Parque da Lagoa Solon de Lucena um encontro de gerações, arte, cultura, “tribos” e a mais pura harmonia entre as diferentes faixas etárias. Ciclistas passearam na ciclovia, casais e famílias formaram piqueniques no gramado. Mais adiante, estava o pessoal do skate em pura confraternização com os adeptos dos patins e bikes. Tudo em um só dia. Tudo ao longo da programação prevista pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ao longo de todo o sábado (18). Tudo acontecendo, simultaneamente, no entorno daquele que é um dos mais belos cartões postais da Capital.
As novidades, recreações e ações culturais foram muitas desde o início da manhã. Espaço para jogadas elaboradas de xadrez e dama, um paredão para escaladas, havendo, no pulsar do logradouro, vida no sorriso dos casais, crianças e naqueles com idade mais avançada. Foi assim, um sábado festivo, no qual centenas de pessoenses, visitantes e turistas aproveitaram a revitalização da Lagoa, como o skatista Hugo Vitalino, natural do Recife, que veio com um colega de São Paulo só para “sentir” a nova pista da modalidade esportiva.
“Há 15 anos pratico o esporte. Já conheci várias pistas, até fora do país, como as da Califórnia (EUA), mas nunca vi nada igual. Quem executou o projeto entende do assunto e não irá demorar para que João Pessoa comece a receber campeonatos nacionais e até internacionais e os atletas locais passem a figurar no ranking brasileiro como atletas de ponta”, afirmou Vitalino.
Mais adiante, no anel interior da Lagoa, o almoxarife Emerson Sinval e sua filha, Manoela Batista, com apenas cinco anos de idade, pedalavam sossegados. “É a primeira vez que venho com minha família para a Lagoa. Antes, só pedalava na calçadinha da praia. Hoje, resolvi inovar e eu, como minha filha, estamos adorando. Com toda certeza a cidade ganhou um excelente local de lazer. Não tenho nada a reclamar. Tudo é limpo. Há policiamento, não há baderna e a beleza do local é fora de série”, observou.
Para a dona de casa Lucilene Camilo e seus filhos, Mateus (9) e a pequena Ludimila (3), o espaço do novo Parque da Lagoa não se resume aos brinquedos destinados às crianças, as ilhas dedicadas aos lanches e outros implementos implantados pela atual gestão no local. Moradora do Valentina Figueiredo, ela foi enfática: “Gente, esse espaço é uma maravilha. Nós temos tudo. Da segurança até a beleza do lugar. Muitas árvores, belas palmeiras, é verde para onde olhamos. Tudo muito limpo. A água da Lagoa não tem mais o mau cheiro. Aqui, eu e meus filhos podemos nos divertir. Não há mais a insegurança ou o perigo do trânsito. Com toda a certeza João Pessoa ganhou muito com essa obra”, disse entusiasmada.
Além de um dia inteiro com as mais variadas atrações, às 17h houve a apresentação de quatro quadrilhas juninas. O marcador Elias Santos, da Quadrilha João de Barro, definiu o espaço: “É um avanço para João Pessoa. Encontramos, em um só lugar, lazer e cultura. Excelente iluminação. Tudo em um clima familiar, com boas energias. Bem diferente da Lagoa que conhecíamos – escura, com mau cheiro e violenta”, sentenciou.
Confira a programação para este domingo:
7h – Skate Master Session (Praça Radical);
8h – Liberação do Paredão de escalada (Parque Radical);
8h – Aulas de Ginástica e Aeróbica (Praça da Esplanada);
15h – Apresentação do Musical Infantil “Contação de Rua” (Praça do Esplanada);
16h – Brincadeiras e dinâmicas infantis com o Som dos Brincantes (Praça do Esplanada);
17h – Cinema no Parque (Praça da Família)
Praça da Criança e Praça Pau-Brasil haverá atividades ao longo do dia.