Novo projeto da PMJP leva cultura e educação para alunos de escolas públicas
O bairro dos Bancários, na Capital paraibana, vai receber este mês o projeto ‘Vivendo Arte’, com apresentações artísticas, além de sessões de cinema. O acesso é gratuito e a programação acontece em 27 e 28 de maio, na Praça da Paz, durante todo o dia. Além do público em geral, os alunos de nove escolas da rede municipal de ensino serão beneficiados. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizado por meio do Departamento de Assessoria Pedagógica.
O diretor executivo da Funjope, Mauricio Burity, ressaltou que o projeto une ação cultural e educacional. “Ele gera agentes multiplicadores à medida que incentiva o gosto dos jovens pela cultura e pela arte e os aproxima dos artistas. É o início de um novo olhar pedagógico, mais focado na educação em junção com a cultura”, afirmou.
A programação do ‘Vivendo Arte’ acontece nos três turnos. Pela manhã, estão previstos espetáculos de circo. À tarde e à noite os participantes podem assistir a apresentações de teatro e dança.
Já as sessões de cinema acontecem pela manhã (às 8h e às 10h), à tarde (13h30 e 15h30) e à noite (18h). Nos dois primeiros turnos, a programação é voltada para os estudantes de nove escolas públicas da rede municipal. À noite, o projeto está aberto ao público em geral, também com entrada franca.
Projeto da Ultragaz oferece cinema gratuito – Entre as ações previstas para a Praça da Paz, durante os dois dias de evento, está a realização do “Ultragaz Cultural, Levando Cinema Até Você”. Assim, em 27 e 28 de maio, serão exibidos filmes em uma unidade móvel, transformada em sala de cinema completa. Ao todo serão cinco sessões por dia, totalizando dez exibições. Os espectadores têm direto ainda a pipoca e refrigerante grátis.
‘Vivendo Arte’ – O projeto tem como objetivo promover, descentralizar e criar oportunidades para manifestações culturais. Também atua como agente de inclusão social, incentivando o desenvolvimento integral dos cidadãos e aproximando-os do poder público. A iniciativa é ainda um estímulo à troca de experiências entre jovens aprendizes, talentosos artistas paraibanos e a comunidade.
A assessora Pedagógica da Funjope, Gabriela Marques, ressaltou que iniciativas semelhantes ao ‘Vivendo Arte’ já trouxeram resultados positivos para comunidades brasileiras. “Porque por meio deles os mais jovens têm acesso à cultura em diversos contextos da arte. Sabemos da importância de tudo isso para a humanização e formação de uma sociedade, despertando a criatividade em seus jovens”, destacou.
Escolas participantes – Dia 27 de maio, a programação do ‘Vivendo Arte’ será voltada para os alunos das seguintes escolhas municipais de ensino fundamental: Aruanda; João Gadelha de Oliveira; Lions Tambaú; Luis Vaz de Camões; Olívio Ribeiro Campos; Virgínius da Gama e Melo; e Zumbi dos Palmares.
No dia seguinte, será a vez das escolas Ana Cristina Machado e Índio Piragibe participarem do projeto. A Lions Tambaú e a João Gadelha de Oliveira também continuam as atividades nesta data.
Confira abaixo a programação do ‘Vivendo Arte’:
27/05 (segunda-feira)
9h30 – Espetáculo de circo “Fazedores de Mundo” (Grupo Cia. Lua Crescente)
14h30 – Espetáculo de teatro “Viva o Mamulengo” (Grupo Cia. Carroça de Mamulengos)
19h30 – Espetáculo de dança “Encantado” (Balé Popular da UFPB)
8h, 10, 13h30, 15h30 e 18h – Início das sessões de cinema do projeto “Ultragaz Cultural, Levando Cinema Até Você”.
28/05 (terça-feira)
9h – Espetáculo de circo “Clown Bar” (Grupo Bufões de Olavo)
15h – Espetáculo de dança “Brasilidade” (Cia Rima de Dança)
19h30 – Espetáculo de teatro “Seja Noite, ou seja dia, viva o palhaço alegria” (Cia. Carroaça de Mamulengos)
8h, 10, 13h30, 15h30 e 18h – Início das sessões de cinema do projeto “Ultragaz Cultural, Levando Cinema Até Você”