Número de atendimentos na Subprefeitura de Tambaú cresce 17,81%

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Nayanne Nóbrega

 

O número de atendimento no primeiro trimestre deste ano da Subprefeitura de Tambaú aumentou 17,81% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2014, foram realizados 10.013 atendimentos nos três primeiros meses do ano, enquanto que este ano já foram contabilizados 11.796. No local são oferecidos mais de 40 serviços, como, solicitação de limpeza urbana, obras, fiscalizações, emissão de 2ª via de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxa de lixo e ainda uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O objetivo do órgão é descentralizar os serviços e ficar mais próximo da população. A Subprefeitura de Tambaú realizou no ano passado 38.712 atendimentos, uma média, de 106 por dia. De acordo com o coordenador da instituição, Roberto Ivens “a maior demanda é pelos serviços da Receita Municipal, tais como IPTU, ISS e TCR, além de certidões negativas e positivas do contribuinte”, explicou.

Ainda segundo Ivens, a Subprefeitura também busca integrar a comunidade ao órgão, realizando feiras de serviços e palestras. “A finalidade é trazer a comunidade para dentro da gestão, levando informações sobre os serviços municipais. Muitas vezes a população não sabe os documentos necessários para ter acesso a um determinado serviço, então tiramos as dúvidas dos moradores para que eles saibam como proceder. Nas feiras levamos também educação ambiental e de trânsito e serviços de saúde”, contou.

A moradora do bairro da Penha, Janaina Freire, ressaltou que o serviço é uma forma de desburocratizar o atendimento ao cidadão. “Aqui recebemos um apoio muito importante a nossa comunidade que é mais carente. Tudo que reivindicamos somos atendidos prontamente. Não vivemos de ilusão de promessas. Já solicitei serviços como podagem de árvore, coletores de lixo, lombadas, iluminação e tudo foi atendido em poucos dias”, revelou.

A equipe da Subprefeitura de Tambáu é responsável pela região dos bairros Aeroclube, Bessa, Jardim Oceania, Manaíra, Jardim Luna, Brisamar, João Agripino, Bairro São José, Quadramares, Altiplano, Cabo Branco, Penha, Tambaú, Seixas, Jacarapé, e as comunidades São Luiz, São Gabriel, São Mateus, Travessa Washington Luís e Chatuba I, II e III, Jacarapé I, II e III, Vila dos Pescadores, Rio do Cabelo, Vila do Sol, Vila São Domingos, Rabo do Galo, Vila Mangueira, Barreira do Cabo Branco e Paulino Pinto.

E ainda os bairros do Centro, Torre, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar e as comunidades Padre Hildon Bandeira, Cafofo, Liberdade, Brasília de Palha, Vila Tambauzinho, Tito Silva, Miramar e Travessa Yayá.

Serviços:

Emlur

– Solicitação de encaminhamento de intimação para limpeza de terrenos particulares;
– Solicitação de limpeza urbana;
– Solicitação de capinação, varrição e pintura de meio fio;
– Solicitação de encaminhamento de coleta de podas;
– Solicitação de encaminhamento de limpeza de terrenos (remoção de entulhos);
– Catação de faixa de praia.

Sedes

– Solicitação do Pronatec

Sedurb

– Solicitação de recolocação de protetores de árvores;
– Solicitação de encaminhamento de supervisão de limpezas e manutenção de mercados, feiras livres, praças e banheiros públicos;
– Encaminhamento de intimação para a construção de muros,reparo e reconstrução de calçadas.

Seinfra

– Solicitação de obras e serviços (tapa buracos, pavimentação, bueiros, e galerias);
– Solicitação de terraplanagem;
– Solicitação de reparo de escadarias;
– Solicitação de reposição de lâmpadas ornamentais em ruas e praças;
– Solicitação de gambiarras para festas públicas;
– Fiscalização de terrenos.

Semam

– Solicitação de vistorias e laudos técnicos para supressão e podas de árvore;
– Solicitação de encaminhamento de fiscalização da poluição e degradação ambiental;
– Solicitação em processos de Licenças ambientais;
– Solicitação de aferição de som (Autorização para eventos).

Semob

– Solicitação de processos administrativos;
– Solicitação de defesas de multas;
– Identificação de condutor;
– Solicitação de credencial para idosos e deficientes;
– Solicitação de sistema de gratuidade para portadores de HIV.

Receita Municipal

– Emissão de certidão negativa;
– Emissão de nota fiscal de serviços avulsos para pessoa física;
– Emissão de 2ª via de IPTU, taxa de lixo, e ISS;
– Parcelamento de débitos de IPTU, taxa de lixo e ISS;
– Emissão de relatórios de imóveis.

Controladoria Geral do Município

– Portal da transparência: SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
Ouvidoria

Samu

– A subprefeitura de Tambaú possui um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192), que funciona 24 horas.