Número de encaminhamentos feitos pelo Sine-JP para o mercado de trabalho cresce 76,77%

Por - em 555

CR_AdalbertodaSlvaFernandes_Valentina_fotoGilbertoFirmino (65)O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) encaminhou 13.242 trabalhadores ao mercado no ano passado, o que representa um crescimento de 76,77% sobre o exercício de 2013 (7.491). A captação de novas vagas, a partir de parcerias com as empresas da Capital, aumentou 68,55%, passando de 5.743, em 2013, para 9.680, em 2014.

De acordo com o secretário do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, o Sine-JP está cumprindo com seu papel de intermediação da mão de obra. “O crescimento dos números se dá pelo fato de o Sine-JP estar mais perto da população. Agora, em 2015, estamos ampliando nossas ações para diversos bairros. Já começamos com os Centros de Referência da Juventude, facilitando o acesso ao primeiro emprego”, disse ele.

O coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, destaca que os números são reflexo da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que dá condições para a instalação de empresas, a exemplo com o que ocorre com o setor de call center. No final de 2013 a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do poder executivo garantindo a isenção total no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além da redução em 3% da alíquota do Imposto sobre Serviço (ISS) para as empresas do setor de call center.

“As empresas de call center são grandes empregadoras e têm um papel muito importante neste número. Além disso, de modo geral, são estas empresas que dão a oportunidade do primeiro emprego a quem quer ingressar no mercado de trabalho. Mas além destas, temos buscado estreitar os laços com todas as empresas, de todos os portes”, frisou o coordenador.

No ano de 2014 também foram registrados 7.565 novos inscritos no Sine-JP, o que corresponde a uma alta de 13,98% sobre o exercício anterior.

Capacitação – Adenio Neto destaca que o número de capacitações dobrou de 2013 para 2014, passando de 507 para 1 mil. “Em parte, isto se deve ao trabalho realizado na Feira Municipal do Trabalho, em que 300 pessoas foram capacitadas nas oficinas e minicursos oferecidos no evento, em áreas diversas como comércio eletrônico, mídias digitais, empreendedorismo, turismo, gastronomia, eventos, construção civil e saúde. A Feira foi muito importante por proporcionar esta capacitação, principalmente para quem ainda não tinha experiência empregatícia”, disse o coordenador do Sine-JP.