‘O Pagador de Promessas’ e ‘Tempos Modernos’ movimentam o Estacine no fim de semana

Por - em 1788

Adriana Crisanto

17234616(1)Dando continuidade à programação do Projeto Estacine deste mês agosto, o público que visitar a Estação neste final de semana poderá assistir ‘O Pagador de Promessas’ e ‘Tempos Modernos’. Os filmes, que fazem parte das mostras ‘Literatura’ e ‘Charlie Chaplin’, serão exibidos às 16h no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. A entrada é gratuita, mediante faixa etária do filme.

No sábado (15), o filme em cartaz é ‘O pagador de Promessas’, que se passa em Salvador e conta a história de Zé do Burro, que tenta pagar na igreja uma promessa feita para curar o animal. Mas ele precisa lidar com a incompreensão de padre Olavo, que tranca a porta e o acusa de herege. Além disso, o lavrador vê sua mulher, Rosa, ser seduzida por um gigolô.

O Pagador de Promessas é um filme brasileiro de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, encenada pela primeira vez em 1960. É até hoje a única obra brasileira a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais importantes prêmios cinematográfico do mundo.

No domingo (16), o filme ‘Tempos Modernos’ conta a história de um operário que testou uma “máquina revolucionária” e é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório, ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista. Simultaneamente, uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai está desempregado, sendo morto em um conflito posteriormente.

O longa-metragem é de 1936 e teve como cineasta Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem “O Vagabundo”, que tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. O filme é considerado uma forte crítica ao capitalismo, stalinismo, nazifascismo, fordismo e ao imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber durante a Revolução Industrial.7-Máquina-de-comer

Projeto – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009 com o intuito de levar a Sétima Arte de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir também filmes internacionais. No ano seguinte, o Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de mostra, com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor ou amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de 2.200 filmes.

SERVIÇO:

Sábado (15) – MOSTRA LITERATURA

Filme: “O pagador de Promessas”

Domingo (16) – MOSTRA CHARLIE CHAPLIN

Filme: “Tempos Modernos”

Hora: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb