Obras de Villa-Lobos, Bach e Telemann abrem série de concertos nas igrejas nesta quinta

Por - em 653

Dina Melo

Concerto_MosteiroSãoBento_ (69)O quinto dia de Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa apresentará, em seu concerto de abertura, às 14h30, no Mosteiro de São Bento, dois dos famosos “Prelúdios” de Heitor Villa-Lobos. O violonista Claudio Faga (Brasil) vai tocar os “Prelúdios n° 2 e n° 5”, dedicados à segunda esposa do compositor, Arminda Villa-Lobos, a Mindinha, em 1940. A entrada é gratuita.

Todos os cinco, aliás, são reputadas obras de valor na literatura musical brasileira, e atraíram mais atenção quando ganharam transcrição para piano feita por José Vieira Brandão, conceituado intérprete do mestre Villa-Lobos e seu aluno de composição em 1930. Na abertura do programa, Faga executa as “Sonatas K. 208 e K. 209”, de Domenico Scarlatti, tidas como entre as mais belas e melancólicas peças do gênero, além de “Appassionata”, de Roberto Miranda.

Depois, o violista Frank Brakkee (Holanda) tocará a “Suíte para viola-solo n° 5 em Dó menor, BWV 1011”, de Bach. Em seguida, fechando o primeiro programa, a “Sonata para dois violinos em Sol maior”, do alemão G.P Telemann será interpretada pelos violinistas Masha Iakovleva (Rússia) e Alberto Johnson (Brasil, Holanda). Telemann, talvez o compositor mais prolífico de todos os tempos, tem mais de 800 trabalhos creditados (estima-se que a quantidade chegue a3 mil, muitos dos quais perdidos).

Igreja Baptista, 16h – Neste concerto, a estrela que brilhará solitária é a do violonista Cláudio Faga. O instrumentista tocará “Variazioniattraverso i secoli, op. 71”, de Mario Castelnuovo-Tedesco, “Cavatina”, do polonês Alexandre Tansman e “Variações e fuga sobre ‘Folias de Espanha’”, de Manuel Maria Ponce.

Faga foi premiado em vários concursos de música, como o Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai, 2010), de Violão do Masp Henrique Pinto (2011) e de Violão do CMVL Fito (2010). Participou de importantes festivais de música, destacando-se o Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Internacional de Música Eduardo Fabini (Uruguai) e o de Violão de Culiacán (México), entre outros. Também integrou o Quarteto Brasileiro de Violões em 2012, um dos grupos mais importantes do gênero no cenário internacional.Concerto_MosteiroSãoBento_ (100)

Igreja do Carmo, 18h – Um trio de violino, viola e violoncelo, com Alexander Mandl (Brasil/USA), Emerson de Biaggi (Brasil) e Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha), respectivamente, vai tocar ao anoitecer o “Divertimento para trio de cordas K 563”, de Mozart.

O trio é a mais antiga forma de composição para cordas. Desde o início do período clássico, esta é a configuração mais comum para as cordas da música de câmara, da qual o “Divertimento em Mi menor” é considerada a sua grande obra-prima.
Igreja São Francisco, 20h – O último concerto desta quinta (3) vai trazer os dois musicistas homenageados do ano, a violinista holandesa Noa Wildshut e o cellista alemão Benedcit Klöckner, para tocar o “Quinteto com piano em Mi bemol maior op. 44”, de Robert Schumann. Eles dividirão o palco com os gêmeos japoneses Mayu (violino) e Takehiro Konoe (viola) e o pianista israelense YoranIsh-Hurwitz.

 A obra foi composta em 1842 – e dedicada à mulher do autor, a pianista Clara Schumann -, sendo apresentada publicamente no ano seguinte. Famoso pelo seu caráter extrovertido e exuberante, o piano-quinteto de Schumann é considerado uma das mais marcantes músicas de câmara do século XIX. Composta para piano e quarteto de cordas, o trabalho revolucionou a instrumentação e o caráter musical da formação e a estabeleceu como um gênero essencialmente romântico.

Concertos – O III Festival Internacional de Música Clássica segue até o sábado (5), cumprindo uma agenda de 23 concertos no total, circulando pelas principais igrejas históricas, mais um catálogo de bandas, grupos camerísticos e sinfônicos em diferentes formações. Quinze solistas de seis países diferentes (Brasil, EUA, Holanda, Alemanha, Israel e Japão) participam. O evento, uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e patrocinado pelo BNDES, tem toda a sua programação disponível em www.festivaldemusicajoaopessoa.com.br. A entrada é gratuita.