Obras e enfrentamento de problemas históricos marcam ações da PMJP em 2014

Por - em 979

saude_UPA_Valentina_foto_JUlianaSAntos 035Levar obras para todas as regiões da cidade tendo como principal objetivo melhorar a vida da população. Essa foi a marca deixada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante o ano de 2014. Com obras inauguradas nos diversos setores da administração municipal, o prefeito Luciano Cartaxo ainda assumiu outro compromisso: de enfrentamento dos grandes problemas da cidade, iniciando obras como a revitalização do Parque Solon de Lucena e do bairro São José.

“O ano de 2013 foi de muito planejamento, o que foi essencial para que em 2014 pudéssemos entregar um volume tão grande de obras, e com muita qualidade, o que vai fazer a diferença na vida da população”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Além disso, tivemos a coragem de iniciar projetos decisivos para a resolução dos problemas históricos da cidade. João Pessoa está saindo do papel”, complementou.

Uma das grandes obras entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina Figueiredo. O espaço, que realiza cerca de 400 atendimentos diários, trouxe uma nova opção de atendimento para os moradores de toda a zona sul da Capital. A unidade possui 14 leitos (observação, emergência e isolamento), além de seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, farmácia e uma base para o Samu.

A inauguração da UPA ainda possibilitou uma grande mudança no Hospital do Valentina, que passou a ser referência no atendimento de restaurantepopular_foto_manoelmartiliano_19crianças. Para isso, o prefeito Luciano Cartaxo entregou uma nova UTI Infantil, que atende toda a região metropolitana de João Pessoa e mais 60 municípios. A estrutura conta com 10 leitos, laboratório, salas de repouso para profissionais, rouparia, sala de expurgos e Departamento Médico Legal.

Segurança alimentar – Em Mangabeira, a PMJP entregou outra obra que mudou a vida da população. Trata-se do Restaurante Popular, que tem oferecido refeições balanceadas, elaboradas com acompanhamento nutricional, pelo preço simbólico de R$ 1,00. O espaço, que serve mil refeições diárias, possui refeitório com 144 lugares, além de uma cozinha industrial, duas câmaras frias, despensa seca e sala de pré-preparo para carnes, aves, peixes e vegetais.

Educação e cultura – O ano de 2014 também pode ser destacado como o ano em que a educação infantil ganhou um novo padrão na cidade de João Pessoa. No total seis novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) foram entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo, contemplando os bairros Geisel, Cuiá, Mumbaba, Colinas do Sul e Mangabeira II e VII.

“As unidades contam com salas climatizadas, laboratório de informática, banheiros com chuveiro elétrico e mobília adaptada ao tamanho das crianças. É uma estrutura completa para que possamos desenvolver a educação desde cedo e formar cidadãos melhores para o futuro”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.

Unindo a educação e o esporte, o prefeito ainda entregou em 2014 as obras do Centro de Treinamento Esportivo, no Valentina Figueiredo. O espaço conta com dois campos de futebol, arquibancada para 1.500 pessoas, salas de fisioterapia e ginástica e vestiários com banheiras de hidromassagem. Essa estrutura recebe 200 crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que poderão ter no futebol um meio de cidadania.

Crei_Geisel_foto_Alessandro-Potter002Na cultura, a Prefeitura de João Pessoa conseguiu devolver à cidade um de seus principais patrimônios históricos: a Casa da Pólvora, agora um Parque, o local ganhou uma praça com anfiteatro e uma Casa de Cultura, espaço onde a população pode encontrar biblioteca, galeria de artes e uma estação digital, além da sede administrativa do complexo.

Lagoa e Bairro São José– Outra marca que já se destaca na gestão municipal é o enfrentamento de problemas que atravessaram décadas em João Pessoa, sem perspectiva de solução. Um deles era a Lagoa do Parque Solon de Lucena, que devido às enchentes, se transformava em um transtorno para quem circulava no Centro da Capital em períodos chuvosos.

Com o desassoreamento do reservatório, a PMJP conseguiu retirar cerca de 220 toneladas de resíduos, o que aumentou em média 3,8 metros a sua profundidade. Além disso, esta sendo cavado um túnel que vai escoar o excesso de água, direcionado-o para o Rio Sanhauá. As ações fazem parte de uma grande obra de revitalização, que pretende devolver à Lagoa a condição de Parque, com opções de lazer, esporte, cultura e convivência.

A população do Bairro São José, que por toda a vida sofreu com as enchentes do Rio Jaguaribe, também já vislumbra uma nova vida. Com o projeto de revitalização do bairro, a PMJP vai oferecer 1.024 apartamentos para as famílias que viviam em áreas de risco, além de levar para todo o bairro equipamentos de lazer, esporte e cultura, assim como serviços de saúde, educação e assistência social.

A habitação, inclusive, tem sido uma das grandes bandeiras da gestão, segundo o prefeito. “Estamos trabalhando para reduzir ao máximo oDesassoriamentoLagoa_FotoGilberto Firmino. (9) déficit de moradias em João Pessoa, oferecendo habitação de qualidade e, mais do que isso, a oportunidade para que as famílias vivam com dignidade”, afirmou. Em 2014, a PMJP entregou 424 moradias, sendo 288 no bairro Colinas do Sul e 136 na comunidade do Timbó.

Outras obras e serviços da PMJP em 2014 

Concurso – Realização do concurso público que abriu 1.300 vagas para a Educação e convocação de todos os aprovados; implantação do programa “Escola Segura”, que levou sistema de monitoramento por câmeras para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

Saúde – Entrega de 23 novas ambulâncias para uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de entrega da nova base descentralizada do serviço, no Hospital Santa Isabel; construção da Unidade de Saúde da Família Doce Mãe de Deus.

Infraestrutura – Instalação de lâmpadas de vapor metálico, de luz branca, nas principais avenidas da cidade, além de praças e da orla marítima; calçamento e pavimentação de ruas.

Desenvolvimento Urbano – Aplicação do projeto “Cidade Jardim”, que levou ações de jardinagem e paisagismo para as principais avenidas da cidade.

Esporte – Reforma e reestruturação do Campo Wilsão, em Mangabeira.

Trabalho e renda – Concessão de mais de R$ 8 milhões em crédito para microempreendedores pelo Banco Cidadão, beneficiando 5.700 pessoas; entrega da Agência Móvel do Banco Cidadão.

Segurança – Posse dos 338 aprovados no concurso público para agente da Guarda Municipal; entrega de equipamentos e veículos para uso da Guarda.

Emlur – Entrega de 58 novos caminhões compactadores para coleta de resíduos sólidos, sendo 39 para substituição e 19 em adição à frota; entrega de 10 motocicletas para fiscalização do serviço de coleta.

Servidor– Regularização trabalhista de 743 agentes de saúde e agentes ambientais.

 

Defesa Civil– Execução do Plano de Prevenção de Desastres Naturais, que reuniu diversas secretarias em ações preventivas.