Oficina de gastronomia da PMJP oferece oportunidade de conhecimento e empreendedorismo

Por Flávio Asevêdo - em 1466

A 2ª edição da Oficina de Gastronomia ‘Futuros Chefs’ foi um sucesso e mais pessoas ganharam a chance de despertar os talentos na gastronomia, conhecer novas técnicas e estimular o perfil empreendedor. Promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na tarde desta quarta-feira (16), no Restaurante Popular da Lagoa, o evento contou com a participação de grandes chefs, e recebeu o apoio de diversas secretarias com o intuito de dar novas oportunidades para as pessoas entrarem no mercado de trabalho. Através do Banco Cidadão, por exemplo, 25% das liberações de crédito acontecem para o ramo da alimentação.

“Com eventos como esse, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo faz a diferença na vida de muitas pessoas que estão sem um emprego, que precisam se capacitar ou aprender novas profissões. Através desta oficina, também despertamos o perfil empreendedor destas pessoas para que elas possam enveredar por este caminho com estes novos conhecimentos gastronômicos que são ensinados”, afirmou o secretário Adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Parente.

O secretário afirmou, ainda, que a iniciativa busca também dar um novo uso e aproveitar a estrutura dos restaurantes populares nos horários em que normalmente os equipamentos ficam ociosos. Além disso, ele é realizado de forma gratuita para a população e não representa nenhum custo para a Prefeitura. Além da Secretária de Turismo, o Sebrae e outras pastas, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Trabalho, Produção e Renda (Setrab) também estão envolvidas na realização da oficina. Através da Setrab, o Banco Cidadão e o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) também contribuíram.

O secretário Adjunto da Setrab, José Gadelha Neto, destacou que a procura por empreendedores na área de alimentação é grande no Banco Cidadão e as oficinas dão um suporte para estes novos empreendedores que poderão ganhar a oportunidade de serem contemplados com o microcrédito. “Atendemos a um grande público de pessoas que querem investir em alimentação. Então, as oficinas são importantes porque estas pessoas têm acesso a conhecimentos de grandes chefs com experiência em restaurantes nacionais e internacionais”, afirmou.

O evento contou ainda com as presenças dos secretários da Setrab, Olenka Maranhão, da Sedes, Eduardo Pedrosa, e o vereador Thiago Lucena. A oficina foi ministrada pelos chefs Maurício Barbosa, Ester Carvalho e Onildo Rocha.

Onildo Rocha – Tem quase dez anos de carreira, tendo estudado em São Paulo e viajado para diferentes destinos no mundo em busca de ampliar seu conhecimento. Onildo Rocha está à frente do Grupo Roccia, que engloba o restaurante Cozinha Roccia e Roccia Bar, o bufê e espaço para eventos Casa Roccia e a assessoria de festas OR Concept. O chef é hoje um dos principais nomes do setor no Nordeste, sendo precursor da alta gastronomia paraibana, alcançando reconhecimento no cenário nacional ao ponto de integrar o comitê Bocuse D´or no Brasil.

Maurício Barbosa – Chef de cozinha e empresário, tem 32 anos e uma sólida experiência na área, com atuação nos melhores restaurantes e hotéis de grande porte do Brasil, como Hotel Copacabana Palace, Fasano e Brasserie Hollandaise. Traz no currículo experiência internacional, por três anos, em restaurantes da Itália, como Hotel Ristorante Villa Crespi e no Ristorante Magnólia, além de realizar consultorias e eventos no Hotel Carlton Bologna Itália.

Ester Carvalho – Coordenadora e professora de Gastronomia da FPB, mestre em Administração pela Universidade Potiguar, especialização em docência do Ensino Superior e em Padrões Gastronômicos pela UNP, graduação em Confeitaria e Panificação pela Universidade Anhembi Morumbi e graduação em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar. Ester ainda possui curso de extensão realizado no ICIF Itália e na Le Roches na Espanha.