Oficina de roteiro oferece 20 vagas gratuitas; inscrições já estão abertas
Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Roteiro para Curta-Metragem, que será ministrada pelo cineasta Fernando Bonassi, de 31 de outubro a 02 de novembro, na Unidade Cultural Casarão 34. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceira com o Ponto de Cultura Urbe Audiovisual e da Associação Brasileira de Documentaristas-Seção Paraíba (ABD-PB), patrocinada pelo Projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até a próxima terça-feira (22). Foram disponibilizadas 20 vagas que serão preenchidas por um processo de seleção. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação de um projeto-roteiro de curta-metragem, preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.abdpb.org.br e análise do currículo do proponente.
Todo o material deve ser enviado para os endereços divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br e oficinasabdpb@yahoo.com.br. O resultado da seleção será publicado no dia 29 de outubro.
A oficina – Com carga horária de 24 horas, divididas em 3 períodos de oito, a oficina consiste no debate coletivo de doze roteiros, selecionados entre os vinte participantes, sob orientação e estímulo do palestrante, sendo observados desde os aspectos gerais dos projetos, como a sinopse, os textos de justificativa e a apresentação do conteúdo, até a linguagem utilizada, verificando sua clareza e objetividade para a trama e o trabalho no set de filmagem. Também serão abordados a eficiência formal do projeto, seu aspectos narrativos e de construção de personagem.
Ministrante – O roteirista de cinema e TV, dramaturgo, cineasta e escritor Fernando Bonassi é autor de diversas obras, a exemplo de Um Céu de Estrelas, lançado pela Editora Siciliana; Subúrbio, Crimes Conjugais e 100 Histórias Colhidas na Rua, publicadas pela Editora Scritta; O Amor é Uma Dor Feliz, pela Editora Moderna; Uma Carta Para Deus e Vida da Gente, pela Formato; O Céu e o Fundo do Mar, pela Geração Editorial, e 100 Coisas, pela Editora Angra.
No cinema, Bonassi é co-roteirista de filmes como Os Matadores, de Beto Brant; Através da Janela, de Tata Amaral; Castelo Ra Tim Bum, de Cao Hamburguer; Carandiru, de Hector Babenco; Garotas do ABC, de Carlos Reichenbach e Cazuza, de Sandra Werneck. Em 2006, participou como co-autor, junto com o cineasta chinês Yu Lik Way, do roteiro da co-produção Brasil/China Plastic City.