Oficina ensina atividades circenses a crianças do Costa e Silva

Por - em 3395

Quinze crianças entre 6 e 12 anos do bairro Costa e Silva estão ampliando a jornada escolar com atividades circenses pela manhã. Desenvolvido pelo ator e arte-educador Diocélio Barbosa, o projeto ‘Sua Majestade, o Circo’ é uma das 42 oficinas culturais aprovadas em edital pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que utiliza a arte como ferramenta de inclusão social.FunjopeOficinaCulturaCirco_FotoGilbertoFirmino 761

“Há muito tempo a comunidade vinha pedindo nas audiências do Orçamento Participativo por mais atividades que envolvessem o jovem culturalmente. Observamos o potencial criativo e pedagógico do projeto e decidimos que aqui seria o lugar ideal”, disse a assessora pedagógica da fundação, Gabriela Marques.

As aulas acontecem duas vezes por semana na Associação de Moradores do Costa e Silva – Virando o Jogo. São aulas de acrobacia, malabares e suingue de fitas.

“A proposta é desenvolver a linguagem corporal e a autoestima da garotada por meio da liberação do imaginário associado ao circo. A atividade circense, como atividade física e de interação, apresenta uma evolução muito rápida entre as crianças, com ganhos no espírito de companheirismo, capacidade de concentração, desenvoltura, locomoção motora e perda da inibição em grupo”, afirma Diocélio.

FunjopeOficinaCulturaCirco_FotoGilbertoFirmino 739Um dos alunos do projeto ‘Sua Majestade, o Circo’ é Gustavo Henrique de 6 anos, o caçula da turma. A mãe afirma que o filho vem demonstrando um ótimo desenvolvimento após ter entrado no grupo. “Gustavo, assim que chega em casa, fica demonstrando o que aprendeu na aula. Ter entrado no grupo foi muito bom pra ele”, conta orgulhosa a mãe, Bárbara Rafaelle.

Oficinas culturais – As oficinas culturais de bairros contemplam, entre outras, atividades de artesanato, cultura popular, culinária, artes cênicas e visuais, dança, educação ambiental, capoeira, literatura e música.

O projeto beneficia em média 600 pessoas, entre crianças e jovens de diversos bairros da Capital, atuando na propulsão da vocação artística e cultural de cada comunidade.

A relação das oficinas selecionadas pode ser consultada pelo link http://goo.gl/9zjKDe. As ações começaram a ser realizadas desde 4 de agosto e vão até 19 de dezembro.