Oficina sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual chega à Escola Técnica de Saúde da UFPB

Por Larissa Claro - em 1292

A convite da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Roberto Maia, ministrou nesta terça-feira (14) a oficina sobre Sexualidade, Gênero e Diversidade Sexual. Cerca de 25 alunas do curso de Agente Comunitário de Saúde participaram do evento, que aconteceu no auditório da escola.

A oficina, segundo Roberto, atendeu a pauta proposta pela instituição, que foi o Plano Operativo da Política de Atenção Integral à Saúde LGBT. “Focamos nos princiais avanços relacionados à saúde, mas também nos direitos da população LGBT, a exemplo do nome sexual da cirurgia de redesignificação do sexo. Além disso, tratamos das questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual. Ainda há muitas dúvidas relacionadas a essas questões”, disse o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT.

Para a estudante Lúcia de Fátima, o conteúdo da oficina foi esclarecedor e simplificado, o que ajudou o grupo a compreender várias questões relacionadas a população LGBT. Lúcia também destacou a importância de reconhecer às especifidades de gênero e o respeito às minorias: “Não é demais querer andar na rua sem ser espancado. E hoje nós vimos que muitas pessoas LGBTs têm esse medo. A palestra ajudou a compreender muitos aspectos da vida de um cidadão LGBT”, disse a estudante.

Já a estudante Gerlânia Lira da Silva destacou a importância de conhecer as diferenças de gênero, sexualidade e identidade de gênero. “Foi muito importante entender que sexualidade não está relacionada ao sexo, propriamente dito, mas a uma expressão de sentimento. A aula com certeza muito instrutiva e esclarecedora”, destacou.