Oficina vai discutir a violência sexual contra mulheres lésbicas e homens transexuais

Por Hellen Nascimento - em 1478

A coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma oficina para discutir o problema da violência sexual sofrida por mulheres lésbicas e homens transexuais através da prática do “estupro corretivo”. O evento acontecerá nesta terça-feira (06), às 09h, no Instituto Cândida Vargas. O público alvo será todo o corpo de profissionais da maternidade.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, foi notado um aumento no número de casos. “Percebemos que tivemos um aumento do número de estupros corretivos para esse público. É chamado de “estupro corretivo” quando os criminosos estupram mulheres lésbicas e homens trans com o intuito de fazer com que essas pesssoas possam vir a mudar sua orientação sexual e identidade de gênero por conta do estupro, o que é inaceitável”, afirmou.

Roberto Maia ainda destaca que a prática vem assustando o público LGBT e faz um alerta. “Mais de 70% dos estupradores são familiares das próprias vítimas, o que torna a situação mais hedionda, tendo em vista que muitas vezes ainda convivem com essas pessoas dentro da própria casa. Além de criminosa, a atitude é machista e misógena”, comentou.