Oficinas artísticas e pedagógicas movimentam a Estação Cabo Branco

Por - em 303

Na sala de práticas educacionais da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, três oficinas artísticas e pedagógicas movimentam o final de semana. Neste sábado (8), a partir das 11h, será realizada a oficina Meio Ambiente, que será ministrado pela assessora pedagógica Verônica Pereira. Nesta atividade será empregada a metodologia da sensibilização objetivando a mudança de atitudes, a fim de tornar e conservar o ambiente limpo e consequentemente fazendo dos visitantes agentes multiplicadores. Serão confeccionados brinquedos com material reaproveitado.

No mesmo dia, nos horários de 14h, 15h e 16h, será realizada a oficina de Violão com o oficineiro Michel Soares, que é graduado no curso de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cursou música na Anthenor Navarro, ministrante de oficinas e orientador musical pela Secretaria de Educação do Município, instrumentista e compositor, além de integrante da Orquestra de Violões da Paraíba. Os participantes terão contato com os elementos básicos da música, com a história do instrumento e farão exercícios práticos e simples.

Neste domingo (9), às 11h, e a tarde (14h, 15h e 16h) será realizada a oficina de Dança Popular, ministrada pela arte-educadora Amanda Nóbrega, graduanda do curso de Ecologia. Ministrante de oficinas de Danças Populares e Bijuterias do Programa Ciranda Curricular (2009), Amanda Nóbrega também é dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana (UFPB) e artesã profissional. Desde 2011 exerce suas atividades da Estação Cabo Branco como ministrante de oficinas de Dança, artesanato e Educação ambiental.

Na oficina serão propostas atividades para expansão e conscientização acerca de nossa tão rica cultura popular brasileira, apresentando não só ritmos nordestinos, mas de várias outras regiões do nosso país como o Coco e Maracatu e outras.

Observação da Lua – À noite, a partir das 18h30, haverá observação da lua e dos astros, no terraço panorâmico da Estação Cabo Branco, com o professor e astrônomo Marcus Jerônimo, que também é especialista em direito ambiental e ensino de astronomia. Marcus está à frente do setor de astronomia e pratica a astronomia contemplativa de observação dos astros por meio de lunetas e telescópios. Lembrando que as observações estão sujeitas as condições climáticas.

Serviço:

Oficinas artísticas e pedagógicas

Data: sábado (8)

Meio ambiente – 11h

Violão – 14h, 15h e 16h

Data: domingo (9)

Dança popular – 11h, 14h, 15h e 16h

Local: Sala de Práticas Educacionais

 

Contato para imprensa

Setor de Gestão Educacional – 3214.8270 / 3214.8303