Oitava no Choro e Chameguinho do Forró são as atrações do ‘Sabadinho Bom’
Em uma dobradinha do chorinho e forró, o projeto ‘Sabadinho Bom’ deste sábado (29) leva à Praça Rio Branco, no Centro Histórico da capital, o grupo Oitavas no Choro e o Chameguinho do Forró. As apresentações começam às 12h e prosseguem por toda à tarde. O projeto é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).
O ‘Oitavas no Choro’ é formado por Cornélio Santana (flauta transversal), Medeiros (violão e cavaquinho), João Maria (violão de sete cordas), Maryson Borges (violão de seis cordas) e Edônio Alves (pandeiro). Juntos, esses músicos executam em suas apresentações as melodias de conhecidos choros brasileiros.
No repertório deste sábado estão “Santa Morena” (Jacob do Bandolim), “Bem-te-vi Tristonho” (Altamiro Carrilho), “Odeon” (Ernesto Nazareth), “Homenagem à Velha Guarda” (Sivuca), “Vou Vivendo” (Pixinguinha) e “Vê de Gostas” (Waldir Azevedo), só para citar alguns exemplos. O grupo também costuma incluir composições autorais em seus shows.
O nome Oitavas no Choro faz alusão a um dos intervalos musicais que ilustram, com muito brilho, as partituras dos choros, além de contribuir, em termos estruturais, com seus dinâmicos e complexos desenhos melódicos.
Forró pé-de-serra – A segunda atração do projeto ‘Sabadinho Bom’, o Chameguinho do Forró é formado por músicos de João Pessoa que cantam e tocam o tradicional forró pé-de-serra. Criado há 21 anos pelos músicos Carlos Antônio Martins (zabumba), Gilberto Lima (triângulo) e Well da Paraíba (sanfona), o grupo tem nove discos lançados de forma independente no mercado da Paraíba.
Well da Paraíba garantiu que o público vai poder aproveitar duas horas de show do mais autêntico forró. “É muito legal a preservação da nossa cultura. Da nossa parte, o que podemos prometer é muito suingue e forró para animar o público nessa apresentação do Sabadinho Bom”, disse.
O repertório do show deste sábado é composto por canções do tradicional cancioneiro nordestino e popular, passando pelas músicas de Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro, Flávio José, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino.