Olimpíada Brasileira de Robótica movimenta a Estação das Artes
Teve início nesta terça-feira (28) a XII edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, na Estação das Artes, prédio do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A competição teve início pela manhã com a disputa de 100 equipes de robótica do regional 1, das escolas públicas e particulares de todo o Estado. Nesta quarta-feira (29), acontecem as competições do Regional 2.
“Para gente é uma alegria muito grande sediar esse grande evento que acontece desde 2011. Cada ano o evento cresce com mais inscritos. Esse evento é também reflexo do trabalho com robótica, que é desenvolvido na Estação Cabo Branco, por meio das oficinas e atividades do nosso laboratório, e com o trabalho que é realizado pelas escolas do município de João Pessoa”, comentou a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes.
Em 12 arenas montadas na galeria da Estação das Artes, os estudantes manuseiam os protótipos de robôs que foram confeccionados por eles mesmos nos laboratórios de informática e tecnologia de suas escolas. A estudante, Ana Carolina Gomes, participa pela primeira vez da OBR e comentou que a parte mais difícil foi programar o robô. “O restante é muito prático e fácil”, comentou Ana Carolina que tem apenas 11 anos, aluna da Escola de Ensino Fundamental Ministro José Américo de Almeida.
Paralelo às competições estão acontecendo, nos miniauditórios, palestras e oficinas. Hoje aconteceram as oficinas de Microsoft Excel, com o professor Antônio Flávio, e Football Manager, com o professor Paulo Antônio Carneiro Dantas. À tarde, o professor Daniel Neves Abath ministrou palestra que teve como tema: “Pensar os robôs: interações Homem-máquina”.
No final da tarde foram entregues três medalhas aos três primeiros colocados do dia, do Regional 1. Nesta quarta-feira (29), acontecem as competições do Regional 2.
Quarta-feira (29) – No segundo dia, o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional 2. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h. Na quinta-feira (30), o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional 3. No sábado (1) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.
Premiações – As três primeiras equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que são:
- Extra Maker – São medalhas entregues aos alunos da equipe que criou um robô com peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.
- Melhor Estreante – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes estreantes, excetuando a campeã da competição caso ela seja uma estreante. Uma equipe será considerada estreante se todos os seus integrantes (excetuando-se o tutor/professor) estiverem participando da OBR modalidade prática pela primeira vez.
- Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando a campeã da competição.
- Escola Privada– Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando a campeã da competição.
- Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando a campeã da competição.
- Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando a campeã da competição.
- Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, excetuando a campeã da competição.
- Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional.
Programação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, cujo código foi destaque na avaliação dos juízes. O evento é uma parceria do governo federal, com a colaboração de várias instituições de pesquisa científica, universidades, institutos e com a Secretaria de Educação do Município e apoio total da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Confira abaixo a programação das oficinas e palestras da XII OBR:
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E PALESTRAS
Entrada gratuita – Sem inscrição prévia – Sujeita a alterações
QUARTA-FEIRA (29)
Oficina 1: Técnicas de fotografia digital com Smarphone
Ministrante: Pollyana S Souza
Hora: 9h30
Local: Miniauditório 1
Oficina 2: Kids Programadores: Criação de jogos digitais
Ministrante: Anthony Stephen Diniz Régis
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
QUINTA-FEIRA (30)
Oficina 1: Stop Motions
Ministrante: Hoana e Shirley Lisboa
Hora: 9h30
Local: Miniauditório 1
Oficina 2: A Robótica Educacional propagando o desenvolvimento cognitivo e combatendo a evasão escolar
Ministrante: Joalisson Mendes Gomes
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
Palestra: Realidade Virtual e Aumentada
Ministrante: Daniel Neves Abath Luna
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 2
1 DE SETEMBRO (Sábado)
Oficina: Desenho – Ilustrator
Ministrante: Jean Domingues da Silva
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
SERVIÇO:
XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA – ETAPA REGIONAL – OBR/PB – 2018
Dias: 29, 30 de agosto e 1 de setembro
Local: Estação das Artes
Horário: 9h às 18h
Entrada gratuita
Datas dos Regionais:
- Regional 1 – Dia 28 de agosto (terça)
- Regional 2 – Dia 29 de agosto (quarta)
- Regional 3 – Dia 30 de agosto (quinta)
- Final Estadual – Dia 1 de setembro (sábado)
Mais informações: obr.org.br
Fones: 3214.8270 – 3214.8303.
Entrada gratuita