ONG Direito de Sonhar faz presépio na Estação Cabo Branco neste sábado (13)

Por - em 943

10513310_336566759827064_34136349475421763_nO público que visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes neste sábado (13), poderá conferir no Anfiteatro da casa a apresentação da “Lapinha”, por crianças da Organização Não Governamental (ONG), Direito de Sonhar, localizada no altiplano. O evento acontecerá às 17h e possui entrada gratuita para o público de todas as idades.

A performance da “Lapinha” contará com a presença de 50 crianças, sendo meninos e meninas que iram efetuar uma releitura do folguedo popular que teve sua origem no período da colonização aqui na Paraíba.

A coordenadora da (ONG), Aparecida Diniz, disse que a releitura feita contará dessa vez com meninos. “A lapinha original não possui meninos em seu enredo, mas como possuímos projetos sociais de inclusão, nos não distinguimos gêneros e resolvemos envolver todas as crianças”, completou.

Sobre Lapinha – A Lapinha é um presépio que se arma na época natalícia. É tradicional no folclore brasileiro, principalmente no nordeste, e na Madeira e no Porto Santo, em Portugal.

No Brasil, caracteriza-se pelo conteúdo hierático de adoração ao Menino Deus, com estrutura bastante definida, como a chegada ao presépio, adoração, tentativa de rapto ao Menino Jesus (morte e ressurreição da Contramestra ou da Mestra), sedução da pastorinha, previsões da cigana, ofertório, despedidas e queima de Lapinha.

A (ONG), Direito de Sonhar teve início com apoio da gestora da Caixa Econômica Federal, Aparecida Diniz que ajudava famílias locais. Em 2004 conseguiu apoio da Federação Nacional e atualmente, possui 10 anos de existência. O objetivo da organização é fazer um trabalho de apoio para as crianças da comunidade do Altiplano sem fins lucrativos. Os meninos e meninas que fazem parte projeto podem participar de atividades como a “Orquestra Popular”, “Reforço Escolar”, “Psicólogos”, Aulas de Bale” e “Informática”.

SERVIÇO:

LAPINHA DA ONG DIREITO DE SONHAR

Sábado (13)

Hora: 17h

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco

Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Aparecida Diniz

Coordenadora da ONG Direito de Sonhar”

Fone: 8802.6021