OP entrega relatório com demandas prioritárias para secretários da gestão

Por - em 516

O secretário Executivo do Orçamento Participativo (OP), Hildevânio Macedo, informou que visitará pessoalmente nos próximos dias, junto com os conselheiros do OP, todas as Secretarias que possuem demandas eleitas durante as audiências presenciais do Orçamento Participativo e pela internet, através do OP Online. Ele entregará a cada Secretaria um relatório contendo todas as demandas eleitas que foram hierarquizadas através do critério de urgência pelos conselheiros do Orçamento Participativo.

Isso significa que as demandas consideradas mais importantes ou urgentes deverão ser realizadas primeiramente pela Secretaria responsável. A importância de cada obra ou ação foi medida através de um sistema de pontuação que levou em conta a votação da demanda nas audiências presenciais, o seu alcance social, o nível de vulnerabilidade da região na qual a demanda será executada, o valor da obra e se é uma demanda reprimida de ciclos passados do OP. “Em algumas regiões, o que foi aprovado na plenária coincidiu com aquilo que foi mostrado nas audiências, em outros casos algumas demandas mudaram de posição”, ponderou Hildevânio Macedo.

Com a aprovação da hierarquização das demandas por parte dos conselheiros, os relatórios serão entregues a cada secretaria para que elas possam incluir no orçamento de 2015 as prioridades eleitas e a ordem de execução das demandas de cada região.  “As Secretarias precisam elaborar seus orçamentos até o dia 10 de setembro, por isso nos próximos dias visitaremos cada uma delas levando subsídios para que possam preparar seus orçamentos dando a atenção necessária às demandas eleitas pela população”, explica Macedo.

Durante o processo de hierarquização foi percebido ainda que algumas das demandas, eleitas para serem realizadas em 2015, já estão sendo executadas, ou já foram concluídas. Exemplos disso é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Mangabeira, a pavimentação de algumas ruas no Bessa e uma creche no Cuiá.  As audiências ocorreram durante todo o mês de abril deste ano e a votação das demandas pela internet foi encerrada no mês de julho.

No próximo ano, o secretário visitará novamente cada uma das Secretarias para fiscalizar a realização das obras e ações.