OP promove primeira rodada de fóruns temáticos do PPA Participativo

Por - em 228

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), promoverá neste sábado (15), a primeira rodada de fóruns temáticos para discutir as demandas do Plano Plurianual Participativo (PPA-P). O evento acontecerá das 8h às 17h, na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários.

Este será o primeiro de dois grandes momentos promovidos pelo OP com os representantes de 13 segmentos sociais. São eles: Agricultura Familiar (trabalhadores rurais e pescadores); Criança e Adolescente; Comunidades Tradicionais; Comunicação; Direitos Humanos; Economia Solidária; Igualdade Racial; Mulheres; LGBT; Juventude; Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência e Segurança Alimentar. Também estarão presentes conselheiros Municipais de Políticas Públicas, conselheiros regionais do OP e demais membros da sociedade civil.

De acordo com o secretário Executivo do OP, Hildevânio Macedo, o evento tem como objetivo promover a ampla discussão sobre as diretrizes, as metas e as ações de cada segmento social dentro do Plano Plurianual (PPA), relacionado aos anos de 2014 a 2017.

“No próximo sábado, vamos dar um passo significativo em relação à construção das políticas públicas para a cidade de João Pessoa. Esta é uma iniciativa pioneira em nossa Capital. A gestão municipal inova mais uma vez, com a estratégia de ampliação da participação popular, dialogando com a sociedade civil e ouvindo as suas necessidades e pleitos para execução no município”, disse.

Participação popular – Lançado pelo prefeito Luciano Cartaxo na última quinta-feira (13), o PPA Participativo envolve a participação popular, ouvindo o que as pessoas têm a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e as sugestões de melhorias.

“É a primeira vez que o governo municipal busca a parceria dos segmentos sociais para a construção das políticas públicas que serão incorporadas ao orçamento. O prefeito Luciano Cartaxo demonstra, na prática, a sua intenção de dialogar com a sociedade civil sobre os rumos do município”, comentou a coordenadora do PPA Participativo Paula Teixeira.

Sobre o PPA- O Plano Plurianual (PPA) é uma ferramenta onde constam as ações que serão executadas nos próximos anos pelo governo municipal. É a partir do PPA que são definidos os programas e as prioridades para a cidade em diversas áreas de atuação.

“O PPA é a ferramenta mais importante de planejamento de uma gestão. Ele vem logo em seguida do plano de governo do prefeito que define as diretrizes para os anos de 2013 e 2016. Portanto, o PPA pensa as políticas de médio prazos, no caso específico de 2014 a 2017, apontando qual modelo de cidade nós queremos construir para o futuro”, explica o secretário Hildevânio Macedo.