Orçamento Participativo apresenta resultados de demandas feitas por estudantes

Por - em 321

Mais de 90 estudantes da Escola Municipal João Santa Cruz, localizada no bairro de Oitizeiro, participam nestas quarta e quinta-feira (23 e 24), de mais uma etapa do ciclo do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Esses estudantes, que foram eleitos conselheiros pelos próprios alunos no ano de 2013, passarão por uma formação sobre cidadania e por uma plenária com o propósito de monitorar as demandas eleitas no ano anterior.

Através do OPCA, a escola conseguiu o projeto de reforma dos banheiros, o retelhamento e pintura além da revisão elétrica e hidráulica de todo o prédio. O secretário-executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, explicou que a etapa de monitoramento do ciclo é muito importante, inclusive para que os estudantes percebam que o poder público deu a devida atenção aos seus pleitos o por isso foram atendidos. “Os alunos precisam ter a compreensão de que são cidadãos e que tem voz para provocar as mudanças necessárias. Através do OPCA, eles têm essa percepção: a de que podem participar e de que serão ouvidos”, defende.

O secretário explica ainda que o principal objetivo do OPCA é estimular o protagonismo e a participação cidadã dos alunos dentro das escolas. Dessa forma, eles podem entender a importância da participação popular na gestão pública. “Esta ação tornará os estudantes que participam dela, adultos mais conscientes da própria importância e do próprio poder como agente transformador da sociedade”, reflete.

Os alunos também terão oportunidade de debater com representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) sobre outros problemas e necessidades do ambiente escolar.  “A grande importância do OPCA é que os problemas são apresentados por quem vivencia o cotidiano do ambiente escolar. O mérito se dá pela participação dos alunos discutindo através de forma representativa, sendo uma aprendizagem pedagógica para a formação cidadã”, explica o assessor da Secretaria Municipal da Educação, Kléber Salgado.