Orçamento Participativo de João Pessoa inicia reuniões preparatórias

Por - em 305

A Secretária Executiva do Orçamento Participativo (OP) da cidade João Pessoa já iniciou as atividades do seu ciclo anual. Nesta quarta-feira (4) ocorre mais uma das reuniões preparatórias, que constituem a primeira etapa do ciclo e se estendem até o final do mês de abril. As reuniões acontecerão em todas as 14 Regiões de Participação Popular (RPPs), que é a forma como o OP divide os bairros e comunidades da cidade, agrupando-os de acordo com sua localização.

O encontro desta quarta envolve os moradores da 5ª Região de Participação Popular (RPP), que engloba os bairros de José Américo, Água Fria, Cidade dos Colibris, João Paulo II, Ernani Sátiro, Esplanada, Costa e Silva, Grotão, Geisel, Funcionários II, III e IV, além das comunidades Jardim Sepol, Jardim Nova Canaã, Colibris, Jardim Laranjeiras, Conjunto da FAC I e II, Mãe Bienga, Santa Verônica, Loteamento Mares do Sul, Quadra Mares, José Mariz I, Brasa Mar, Jaqueiras I, II, III e IV, Walter Forte, Boa Vista, Citex, Nova República, Nova Trindade III, Lago Sul, Conjunto Radialista, Arame, 1º de Abril, Loteamento Greenville, Lava Jato, Maria de Nazaré, Condomínio Fraternidade, Presidente Médici, Loteamento Morada Verde, Gauchinha, Taipa, Nova Vida, Vila da Paz e Sesi. A reunião tem início às 19h30, na Escola Municipal Carlos Neves.

Nesta etapa, os participantes recebem explicações sobre o que é, como funciona e qual a importância da participação popular na administração municipal. O secretário executivo do Orçamento Participativo, Jackson Macedo, esclarece que na reunião a população tem acesso ao calendário de todo o ciclo, tira suas dúvidas e faz reivindicações.  “Esse é o momento de fazer um diagnóstico das necessidades e dos problemas dos bairros e comunidades e dar voz à população para que ela se expresse”, enfatiza.

Durante esta etapa também são prestadas contas dos ciclos anteriores. “Quando a população percebe que seus pleitos foram atendidos, aumenta o interesse em participar. Nessas reuniões pretendemos estimular a participação”, ressalta o secretário.