Orçamento Participativo incentiva cidadania em crianças e adolescentes

Por - em 491

A Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos participa nesta quarta-feira (8) das atividades do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, os alunos da escola escolheram 76 conselheiros, que agora passam por uma formação em cidadania e também por uma plenária para debater os encaminhamentos dados às demandas eleitas pelos estudantes em 2013. A equipe do OPCA vem percorrendo, desde o mês de abril, todas as escolas municipais que participaram do projeto no ano passado.

Em 2013, 354 alunos da escola votaram pedindo mais computadores com acesso à internet, climatização das salas e mais atividades extra-classe, como passeios. Eles também elegeram uma demanda para a sua comunidade, que foi a melhoria no atendimento do PSF do Timbó. “Eu acredito que os alunos que participam do OPCA, estão em busca de melhorias para a escola, por isso faço questão de participar do projeto”, elogiou a professora Cláudia Patrícia da Silva Sena.

Segundo o Secretário Executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo, o OPCA vem sendo uma experiência muito bem sucedida no que diz respeito a difundir entre as crianças e adolescentes em idade escolar, o espírito de cidadania.

Ele defende que a escola deve formar sujeitos capazes de participar da sociedade de forma crítica e autônoma, e isso vai além do trabalho sistemático em sala de aula. “Esses alunos terão uma maior consciência do quanto é importante a participação de cada um na construção da sociedade que queremos para nós. Não cabe apenas às famílias passar valores éticos para as novas gerações. Esse papel deve ser compartilhado com a escola”, avalia.