Orçamento Participativo reúne moradores da 5ª Região de Participação Popular

Por Mônica Melo - em 261

A 5ª Região de Participação Popular (RPP) é a próxima a realizar uma audiência pública do ciclo 2015 do Orçamento Participativo de João Pessoa. A audiência está marcada para as 19h desta terça-feira (19) na Escola Municipal Tarsila Barbosa, localizada no Grotão. Durante as audiências, a população tem a oportunidade de dialogar sobre as necessidades de cada localidade diretamente com os secretários da gestão municipal e com o prefeito Luciano Cartaxo.

A 5ª RPP compreende os bairros de José Américo, Água Fria, Cidade dos Colibris, João Paulo II, Ernani Sátiro, Esplanada, Costa e Silva, Grotão, Geisel, Funcionários II, III e IV e as comunidades Jardim Sepol, Jardim Nova Canaã, Colibris, Jardim Laranjeiras, Conjunto da FAC I e II, Mãe Bienga, Santa Verônica, Loteamento Mares do Sul, Quadra Mares, José Mariz I, Brasa Mar, Jaqueiras I, II, III e IV, Walter Forte, Boa Vista, Citex, Nova República, Nova Trindade III, Lago Sul, Conjunto Radialista, Arame, 1º de Abril, Loteamento Greenville, Lava Jato, Maria de Nazaré, Condomínio Fraternidade, Presidente Médici, Loteamento Morada Verde, Gauchinha, Taipa, Nova Vida, Vila da Paz e Sesi.

No ano de 2015 não serão eleitas novas demandas. Isso porque o ciclo do OP, que era anual, tornou-se bi-anual, ou seja, as demandas são eleitas em anos alternados e tem até dois anos para serem efetivadas. “A mudança ocorreu como forma de garantir uma execução mais eficaz e um melhor acompanhamento das demandas eleitas”, explicou o secretário do Orçamento Participativo, Jackson Macedo.

Durante as audiências, os secretários tomam nota de todas as queixas e dúvidas da população e dão o encaminhamento necessário, bem como prestam contas do que já foi ou está sendo realizado. “Muitas vezes a população não tem o real conhecimento sobre como estão as demandas eleitas, não compreendem que em alguns casos, elas demandam um pouco mais de tempo. Então durante as audiências podemos mostrar que suas necessidades estão sendo priorizadas”, detalha o secretário. O OP disponibiliza uma equipe para cuidar das crianças enquanto seus pais ou responsáveis participam da audiência.

Ente ano também está sendo realizada a eleição dos conselheiros municipais do OP. Os conselheiros são os representantes dos bairros e comunidades junto à gestão municipal. É deles a incumbência de acompanhar e fiscalizar a execução das demandas eleitas. O número de conselheiros varia entre as regiões. São necessários dez votos para eleger cada conselheiro.