Orquestra e corais celebram nascimento de Cristo em Concerto de Natal

Por - em 335

Composições clássicas de músicos como Strauss, Tchaikovsky, Vivaldi, Mozart e Bach estão no repertório do Concerto de Natal 2012. O evento, que acontece na noite de 25 de dezembro, no Busto de Tamandaré, a partir das 19h, será executado pela Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) e o Coro Villa-Lobos, com participação especial das crianças e adolescentes do Coral Vozes da Infância. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O Concerto de Natal da Capital é uma das principais celebrações natalinas e culturais da cidade. A OCCJP será regida na noite de 25 pelo maestro Carlos Anísio, com orquestrações assinadas tanto por ele como pelo maestro João Linhares. O repertório terá 17 músicas, voltadas, exclusivamente, às comemorações de final de ano.

No programa da Orquestra de Câmara, estão composições como “Rosas do Sul” (J. Strauss Jr.); “Trisch-Trasch Polka” (J. Strauss Jr.); “Valsa das Flores” (P. Tchaikovsky); “Concerto para Flautim” (A. Vivaldi); “Concerto para Trombone Alto” (L. Mozart); “Concerto para Quatro Violinos” (A. Vivaldi); “Meditação” (J. Massenet); “Ave Maria” (G. Caccini); “Adeste Fideles” (Melodia Portuguesa), com os arranjos do maestro amazonense, radicado na Paraíba, Pedro Santos (1932-1986); “Jesus, Alegria dos Homens” (J. S. Bach); “Noite Azul” (K. Caldas/A. Cavalcante); e “Noite Feliz” (F. Gruber/J. Mohr), com arranjos de Wilcocks, só para citar algumas músicas.

A apresentação também vai contar com os solistas Renan Rezende, Wellington Araújo, Marx Rodrigues, Rodrigo Eloy, Raquel Avellar, Caio Freire, Marcelo Vasconcelos, Cândida Lima e Eliza Leão.

OCCJP – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), viabilizado por meio da antiga Lei Viva Cultura. O grupo se consolidou como um espaço de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Atualmente, a Orquestra de Câmara está sob a responsabilidade da Funjope.

Coro Villa-Lobos – é um dos mais tradicionais de João Pessoa, regido pela batuta do maestro Carlos Anísio. O grupo atua ao lado de várias orquestras e apresenta um repertório tradicional e especializado.

Coral Vozes da Infância – As canções trabalhadas pelo Vozes da Infância serão: “A Cerimony of Carols”; “Ave Maria Sertaneja”; “Ave Maria”; “Aleluia”; “Jesus, Alegria dos Homens”; “Cantate Domino”; “Laudate Dominum”; “Festival Sanctus”; “Sleep Little Baby”; “Angels from Heaven”; “Papagaio Azul”; e “Noite Feliz”. O Coral Vozes da Infância está aberto a convites para apresentações. Para isso, é necessário entrar em contato pelo telefone (83) 8820-3624 ou pelo e-mail casadoensinodasartes@hotmail.com.