Orquestra Sinfônica de João Pessoa faz concerto na Estação Cabo Branco

Por - em 1170

JorgeDaniel02O violoncelista argentino Jorge Daniel Rossi será o solista do concerto que a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realizará neste sábado (27), às 18h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita.

Em mais uma apresentação da temporada 2014, a OSMJP tocará peças clássicas e românticas de Boccherini e Tchaikovsky e terá regência do maestro titular Laércio Sinhorelli Diniz, que conduziu as últimas apresentações, sempre com salas lotadas. O último teve como convidada a violinista Mariama Alcântara e peças românticas de J. Brahms e H. Wieniawski no programa.

Jorge Daniel Rossi – Nascido em Buenos Aires, em 1974, de uma família de músicos, Jorge começou os estudos em violoncelo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com os maestros Francisco Pino e Nelson Campos. Aos 11 anos, fez seu primeiro concerto como solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Continuou nos Conservatórios de Música de Parma e Milão, diplomando-se no Liceu Musical G. Verdi de Milão, com o célebre maestro Rocco Filippini. Participou de numerosos cursos de violoncelo, um deles comandado pelo célebre maestro Yo-Yo Ma, e fez cursos de música de câmara com o Novo Quarteto Italiano. “Ter aulas com Yo-Yo Ma, um dos meus maiores ídolos, foi uma experiência excepcional, visto que serviu para ampliar a visão de até onde eu poderia chegar”, lembra Jorge, que também cita o cellista russo Mstislav Rostropozich como uma das suas referências.

O violinista já foi premiado como solista no concurso Cidade de Vitório Veneto. Em 1996, foi um dos vencedores do Festival de Música de Câmara da Paraíba. Gravou o concerto para violoncelo e orquestra de Martin Palmeri “Presagio”, estreando no Teatro Argentino da Plata Argentina. Apaixonado intérprete da música de Astor Piazzola, transcreve e interpreta tangos do famoso maestro argentino. Como solista, tocou na Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Argentina e Brasil, recebendo elogios do público e da crítica. De 1998 até 2008, foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Matera Itália. Atualmente é primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

O maestro – O carioca Laércio Diniz começou a carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.

Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em Português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.

Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco, assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.

Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra. Para 2015 prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Regência: maestro Laércio Sinhorelli Diniz
Solista: violoncelista Jorge Daniel Rossi
Data: sábado (27)
Horário: 18h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Entrada gratuita

Programa:
– Concerto nº 2 em ré maior para violoncelo e orquestra de cordas (Luigi Boccherini);
Solista: Jorge Daniel Rossi.

– Sinfonia nº 5 em mi menor, Op. 64 (P. I. Tchaikovsky);
   – Andante – Allegro con anima;
– Andante cantabile con alcuna licenza;
– Valse. Allegro moderato;
– Finale. Andante maestoso – Allegro vivace.