Orquestra Sinfônica de JP faz concerto didático no Centro Cultural Ariano Suassuna
Dina Melo
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) conclui a temporada 2015 de concertos didáticos – só que desta vez voltados para adultos, em vez de crianças e adolescentes -, com uma apresentação neste sábado (14), às 18h, na Sala no Centro Cultural Ariano Suassuna, situado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 193, Jaguaribe – antiga sede do Detran. A entrada é gratuita.
Os concertos didáticos, que normalmente seguem o calendário escolar para introduzir o alunado da rede pública no universo da música, hoje estendem os laços para um público mais heterogêneo – mas sem abrir mão do seu propósito inicial, que é abordar como é o trabalho de uma sinfônica. A apresentação será regida pelo maestro assistente Gustavo de Paco.
O programa tem óperas do Romantismo de Wagner e Rossini, trilha de filme célebre, obras do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, e chega ao folclore regional – um passeio pela contribuição que cada compositor gravou à sua época na história da música. Quarenta musicistas participarão.
“Tanto para eles, quanto para nós, é uma oportunidade única de explicar para uma plateia mais amadurecida e diversa a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de dezenas deles numa música”, pontuou o argentino Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada com bom humor e didatismo, visto que para a maioria das pessoas, orquestras são uma realidade vista apenas pela TV. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, completou.
Esta vocação pedagógica é um dos eixos de atuação da OSMJP, mantida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que tem na música um forte aliado no processo de aprendizado de crianças e adolescentes e no despertar do interesse face a face com o instrumento.
“A apresentação resulta de uma parceria vitoriosa entre a Prefeitura de João Pessoa e o Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. Ações como estas engrandecem a cultura paraibana e estão dentro das diretrizes traçadas pelo conselheiro Arthur Cunha Lima, presidente do Tribunal de Contas, para que o Centro Cultural seja um elo entre o TCE e a sociedade”, defende o diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho.
Concerto didático:
Data: 14/11 (sábado)
Horário: 18h
Local:no Centro Cultural Ariano Suassuna
Programa:
– “Pequena Serenata Noturna” (A. Mozart);
– “Mourão” (Clóvis Pereira);
– Abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (G. Rossini);
– “Galope” (em estilo armorial, de César Guerra-Peixe);
– Abertura de “Os Maestros Cantores de Nuremberg” (R. Wagner);
– Abertura da ópera “O Guarani” (C. Gomes)
– “Climb Every Mountain” (R. Rodgers – trilha de “A Noviça Rebelde”)
– Seleção de xotes de Luiz Gonzaga.