Orquestra Sinfônica faz concertos para alunos de escolas municipais

Por - em 484

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) volta a realizar concertos didáticos gratuitos nesta semana para crianças de duas escolas da rede municipal. O concerto desta terça (19), às 15h, será na Escola Governador Leonel Brizola, no bairro do Miramar, enquanto que na sexta (22), no mesmo horário, será na Índio Piragibe, em Mangabeira. Para muitos dos alunos de 4 a 15 anos que vão participar, este será o primeiro contato possível com a música clássica.

“Desde os 8 anos de idade, os nossos alunos vivenciam o contato com a música, seja por meio das oficinas de instrumentos do projeto Mais Educação (que ampliam a jornada escolar com a inclusão de atividades artísticas), seja pelas aulas regulares de Artes, numa abordagem mais integrada – mas nunca tiveram a oportunidade de conhecer de perto a música clássica”, explica Franciralda Arruda, vice-diretora da Leonel Brizola, que espera que 180 estudantes participem do momento na terça.

Já a Escola Índio Piragibe acolhe a música em aulas de flauta doce. A estimativa da direção da escola é que 350 alunos entre 11 e 15 anos encham o ginásio neste que também será o concerto inaugural da vida da maioria dos estudantes.

“Por ser didático, o objetivo do concerto é apresentar-lhes a função de cada instrumento numa orquestra, a formação dos naipes (as famílias de instrumentos) e as combinações sonoras que estão na raiz da sua formação histórica”, explica o gerente-executivo da OSMJP, o contrabaixista Hector Rossi. O concerto será regido pelo maestro argentino Gustavo de Paco, professor de flauta transversal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A experiência é um mergulho nas obras clássicas, dosada com explanações leves e bem-humoradas do maestro, que auxiliam na assimilação do conteúdo. “São músicas curtas, muito populares e que facilitam a imersão na música erudita neste contato inicial”, relata o regente. Vão do contemporâneo “Gabriel’s Oboe”, de Ennio Morricone, ao regionalismo de um hino praticamente nosso, “Meu Sublime Torrão”.

Estudos demonstram que a criança, em contato com a música, aprende a conviver melhor, desenvolve mais segurança emocional, confiança e respeito. A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração e de expressão corporal, além de melhorar a capacidade de aprendizagem em matemática e de outros idiomas e potencializar a memória.

Programa:

– Minuet de Purcell

– “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart

– 1º movimento da Sinfonia n. 40 de Mozart

– “Gabriel’s Oboe”, Ennio Morricone

– “Trumpet Voluntary”, J. Clarke

– “Meu Sublime Torrão”, Genival Macedo.