Orquestra Sinfônica Municipal faz novo concerto com Rucker Bezerra como solista

Por - em 592

Jãmarrí Nogueira

orquestra mun festivalinternaciolclass-rafaelpassos-131Mozart, Clóvis Pereira, Guerra-Peixe e Brahms. O programa do segundo concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa terá obras desses autores, neste sábado (9), a partir das 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, obra anexa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe. A entrada é gratuita.

Com regência do maestro e diretor artístico Laércio Sinhorelli Diniz, a apresentação terá “Mourão” (Clóvis Pereira/César Guerra-Peixe) e “Sinfonia 41 em Dó Maior K551” (W. A. Mozart). Também será executado o “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77” (J. Brahms), com o violinista Rucker Bezerra como solista.

As apresentações são resultado de parceria entre o Centro Cultural Ariano Suassuna, firmada entre Artur Cunha Lima (presidente do TCE-PB), Flavio Sátiro Filho (diretor do Centro Cultural) e Mauricio Burity (diretor da Funjope).

Três obras – Clóvis Pereira – autor de “Mourão” – é um dos poucos brasileiros a ter seu nome incluído na “Who is Who In Music” (Quem é Quem na Música), enciclopédia musical britânica que destaca a vida e a obra dos músicos mais notórios do planeta. Ele é um dos grandes nomes do Movimento Armorial (que celebrou 50 anos em 2015), juntamente com Cussy de Almeida e Ariano Suassuna.

Conforme programação anunciada pelo maestro Sinhorelli, haverá uma apresentação por mês até o final deste ano e todas elas homenagearão o maestro pernambucano Clóvis Pereira, que esteve presente na abertura dessa temporada, mês passado.

Após a apresentação de “Mourão”, a orquestra mostrará o “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77”, de Brahms.  Composto em 1878, teve a recusa de diversos violinistas que classificaram a obra como ‘contra o violino’ e diziam ser ‘intocável’. Como Rucker Bezerra não pensa dessa forma, ele será o solista da noite deste sábado, sem se preocupar com o solo de oboé que já foi um calo de ciúmes para muitos músicos.

A “Sinfonia nº 41”, em dó maior, também conhecida por “Júpiter” encerrará noite de concerto. Essa foi a última sinfonia composta por Mozart, autor que combina o rigor da técnica do contraponto, característico do período barroco, com uma linguagem inovadora.

 A Orquestra – A Orquestra Sinfônica de João Pessoa – criada em novembro de 2013 – teve sua grande estreia junto ao público no I Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa.

A Orquestra Sinfônica de João Pessoa incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.

LAERCIO-SINHORELLI2O maestro – O carioca Laércio Diniz começou a sua carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.

Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em Português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como os mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.

Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco, Diniz assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.

Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra.“Para 2014, agendamos uma turnê com a Camerata Nova Holandano interior daquele país e em Amsterdã”, disse. Em junho, gravará na Alemanha um CD com a Orquestra Norddeutche Philharmonie e a pianista ucraniana Anna Fedorova. Incansável, já prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.

Programa:

  • Clóvis Pereira: “Mourão”
  • J. Brahms: “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77” (solista Rucker Bezerra)
  • W.A.Mozart: “Sinfonia 41 em Dó Maior K551”

Serviço:

Segundo Concerto da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa

Data: sábado (9)

Horário: 18h

Local: auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB)

Entrada gratuita