Orquestras do projeto Ação Social Pela Música apresentam concertos natalinos

Por André Cananéa - em 721

www.joaopessoa.pb.gov.br

Nesta sexta (16) e sábado (17), cerca de cem crianças e adolescentes, que há cerca de dois anos nunca tinham chegado perto de um instrumento musical, sobem ao palco para mostrar ao público dois concertos de música erudita. É a comprovação de que o projeto Ação Social Pela Música (ASM), promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), é mesmo um caso de sucesso, atuando não só na educação musical de jovens pessoenses, como melhorando o convívio social e familiar.

Na sexta, às 16h, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, se apresenta a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da ASM-JP, formada por alunos do núcleo Mangabeira, inaugurado em maio deste ano.

Sob a regência do professor e coordenador da unidade, o músico Samuel Espinoza, a orquestra irá apresentar obras de temáticas infanto-juvenis, muitas delas voltadas ao Natal.

O programa abre com ‘Meu lanchinho’, tradicional canção francesa; segue com a peça ‘Hilarity’, de Norman Ward; apresenta duas tradicionais músicas natalinas, ‘Jolly old St. Nicholas’ e ‘Noite feliz’, e encerra ao som da popular ‘Brilha, brilha, estrelinha’, escrita originalmente por Mozart.

No sábado, é a vez da orquestra formada pelos alunos do Alto do Mateus, que estudam desde julho do ano passado. Sob a regência do diretor artístico do projeto em João Pessoa, o professor Hector Rossi, o grupo apresenta o concerto natalino a partir das 18h, no Parque da Lagoa.

 

O programa abre com a bela ‘Adeste fideles!’, e termina ao som de ‘Aleluia’, de Handel. Entre uma e outra, entram ‘Deck the halls with boughs of holly’; a conhecidíssima ‘Jingle bells’ e, ponto alto da apresentação, ‘Noite feliz’, com a participação vocal da solista Hadassa Gabrielli, estudante de viola no ASM-JP.

O Projeto – Os concertos encerram o ano letivo das duas unidades do ASM-JP, a do Alto do Mateus e Mangabeira. “Devemos abrir mais uma unidade no ano que vem”, comemora Rossi, atestando a qualidade do projeto.

O Ação Social Pela Música é uma iniciativa que transforma a vida de famílias inteiras a partir do ensino da música erudita. O projeto partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro.

Em João Pessoa, a ASM desembarcou no Alto do Mateus, cujos alunos, de 6 a 16 anos, começaram a ter aulas no dia 7 de julho do ano passado. Em maio deste ano, uma nova turma foi aberta em Mangabeira.

Em cada unidade, o projeto atende cerca de 70 crianças, que de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, aprendem a tocar um instrumento de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) em um primeiro momento, e no segundo, atuam como orquestra, aprendendo a trabalhar em conjunto.

O projeto atua apoiado em quatro bases: atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe. Para o professor Hector Rossi, a iniciativa vai muito além da música, alterando os paradigmas de jovens que vivenciam situações de vulnerabilidade no cotidiano.

“Esse projeto não é só música. A música é o que provoca na cabeça desses jovens uma revolução para o bem: ensina a concentração, a atenção e a disciplina necessárias para que eles aproveitem melhor as aulas de matemática, de química na escola, por exemplo”, comenta Rossi.

 

“Mas não é só isso – continua o maestro – a atitude desses alunos irradia para a família deles, para o lar. A atitude deles de comprometimento e educação mexe com a auto-estima da família, assim como no bairro de maneira geral, quando eles passam a construir um marco dentro da comunidade, que atrai um sentimento positivo para o bairro”.

SERVIÇO

Concertos de Natal do Projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa

– Orquestra de Cordas da ASM-JP – Núcleo Mangabeira

Regência: Samuel Espinoza

Onde: Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira, João Pessoa)

Quando: Sexta-feira (16), às 16h

Gratuito

– Orquestra Infanto-Juvenil ASM-JP – Núcleo Alto do Mateus

Regência: Hector Rossi

Onde: Parque da Lagoa (Centro, João Pessoa)

Quando: Sábado (17), às 18h

Gratuito