Ortotrauma realiza neste sábado Simpósio Multidisciplinar de Dor
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, realiza neste sábado (23) o I Simpósio Multidisciplinar de Dor, que tem como objetivo humanizar o tratamento aos usuários da rede pública de saúde atendidos no Ortotrauma. O Simpósio acontece no auditório do Ortotrauma, das 8h ao meio dia, e é voltado aos enfermeiros, médicos e demais profissionais da instituição.
Serão abordados, entre outros temas, Mecanismos e memória da dor, Aspectos psicológicos do paciente com dor crônica e Papel da Enfermagem na avaliação e controle da dor: 5º sinal vital. O simpósio faz parte do projeto Hospital sem Dor que visa a criação do Centro de Referência em Ensino e Treinamento para o Tratamento da Dor, credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
O projeto será divido em três etapas. A primeira foi o treinamento teórico/prático de Anestesia Regional realizado esta semana. A segunda parte prevê o atendimento aos usuários destacando a dor como o 5º sinal vital, depois de avaliações do pulso, pressão arterial, respiração e temperatura. A última fase do projeto é a criação do Ambulatório de Dor Crônica, sob a coordenação do prof. Gualter Ramalho.
Dor no Brasil – Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 50 milhões de brasileiros padecem de algum tipo de dor. É o principal motivo de procura por assistência médica, sendo considerado hoje um sério problema de saúde pública. A dor, crônica ou aguda, dificulta diagnósticos e aumenta a permanência das internações hospitalares.