OSMJP se apresenta com obras de Mozart e Tchaikovsky no Centro Cultural Ariano Suassuna

Por Juneldo Moraes - em 569

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (4), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, o VI Concerto Oficial da Temporada 2018, com obras do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e do russo Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840-1893). A entrada é gratuita.

O concerto do mês de agosto terá a participação especial do violinista canadense Guillaume Tardif e regência do maestro Laércio Diniz, regente titular da OSMJP. A apresentação é uma parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com o Tribunal de Contas (TCE-PB), por meio do Centro Cultural.

No programa da noite, duas das obras mais importantes e conhecidas do repertorio erudito, a “Sinfonia 40”, de Mozart, e o “Concerto para violino e orquestra”, de Tchaikovsky, peças que, segundo o maestro Laércio Diniz, “entraram para o gosto do público tanto pela beleza como pela profundidade que elas nos trazem”.

O concerto será aberto com a “Sinfonia nº 40 em sol menor, K 550”, de Mozart. Escrita durante o verão de 1788, esta obra tornou-se um dos principais modelos para a música sinfônica do século XIX, tendo influenciado Beethoven e Schubert dentre outros compositores. O tema central do primeiro movimento desta sinfonia é bastante usado em comerciais de rádio e TV.

Depois a OSMJP vai executar o “Concerto para violino e orquestra em Ré Maior. Op. 35”, de Tchaikovsky, que terá como solista convidado, o violinista canadense Guillaume Tardif. O “Concerto para violino” do compositor russo, escrito em 1877 – em apenas um mês – é considerado um dos mais difíceis escritos para o violino.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O solista – Guillaume Tardif é Doutor em Música pela Eastman School e professor associado e coordenador da área de cordas do Departamento de Música da Universidade de Alberta, Canadá. Como solista, se apresentou com inúmeros conjuntos orquestrais, como a Filarmônica de Lima, a Orquestra do Teatro São Pedro, a Orquestra de Câmara Reményi e a Mesa Symphony, e também com artistas ilustres no Canadá e no exterior. Como pesquisador, explora vários aspectos da história e prática do violino, focando em obras escritas por compositores violini.stas, bem como muitas obras menos conhecidas para o instrumento

Programa

“Sinfonia n 40 em Sol menor, K 550” (Wolfgang Amadeus Mozart)

  1. Molto Allegro
  2. Andante

III. Menuetto

  1. Allegro assai

“Concerto para violino e orquestra em Ré Maior. Op. 35” (Piotr Ilytch Tchaikovsky)

Solista: Gillaume Tardif (Canadá)

  1. Allegro Moderato
  2. Canzonetta – Andante

III. Finale – Allegro Vivacissimo

Serviço

VI Concerto Oficial da Temporada 2018

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (4)

Hora: 18h

Classificação: Livre

Entrada gratuita