Paço Municipal começa a contar com acesso mais rápido à internet
Os funcionários da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) que trabalham no Paço Municipal contam agora com internet mais rápida, com a ativação do ponto da Rede Metropolitana de Informação de João Pessoa (Jampa Digital) naquelas instalações. O Paço está entre os 262 prédios públicos beneficiados pelo projeto, que prevê a melhoria da malha de conectividade da PMJP, além do monitoramento de vias públicas e acesso à internet gratuita em 20 pontos da cidade.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da PMJP, Ricardo Roberto, o Paço Municipal contava com um link de apenas 2 Mb/s para atender 50 computadores e seus usuários. Com o Jampa Digital, a velocidade de acesso subiu para 5 Mb/s para download e 2 Mb/s para upload.
Com essa nova infraestrutura de telecomunicações, o trabalho na prefeitura terá mais celeridade, a exemplo da utilização dos módulos de protocolo de processo, planejamento e execução orçamentária. “Hoje, todos esses procedimentos são realizados via internet. Com o Jampa Digital, os funcionários vão operar esse sistema de maneira mais rápida e mais tranquila”, disse Ricardo.
A equipe da UMTI já realizou testes de confiabilidade do link e garante que está em pleno funcionamento. Ainda assim, a operadora de serviços de telecomunicações contratada continuará operando como meio alternativo de comunicação para alguns equipamentos de maior importância administrativa e social, como secretarias e hospitais.
O secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Laércio Alexandrino, explicou que a manutenção do serviço da operadora contratada se faz necessária por motivo de segurança. “Grandes empresas, como bancos e supermercados, contam com mais de uma operadora para garantir a continuidade dos serviços. A prefeitura deve seguir esse padrão”, afirma.
Ativação dos pontos – A Rede Metropolitana já está melhorando a conectividade nas secretarias, órgãos, autarquias e demais estruturas administrativas da PMJP.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Sales Dantas, dos 262 prédios assinantes que integram a rede do Jampa, cerca de 250 já possuem os equipamentos instalados. Segundo ele, a participação da Ideia Digital, empresa contratada para fornecer os equipamentos e instalar a Rede Metropolitana, está praticamente concluída. “Em algumas unidades, estamos trabalhando para concluir a ligação do ponto de internet com a rede local, um trabalho interno, que depende exclusivamente das equipes técnicas da prefeitura”, disse.
Encontra-se em campo para ativação dos pontos equipes de tecnologia das secretarias de Saúde (SMS), Educação (Sedec), Ciência e Tecnologia (Secitec) e da UMTI. A média de ativação é de cinco pontos por dia.
O Jampa Digital é uma eficiente infra-estrutura de telecomunicações que interliga dados e agiliza os serviços públicos oferecidos à população. O projeto também contempla um serviço de vídeo monitoramento de vias públicas da cidade e 20 pontos de acesso gratuito para a população.
Prédios públicos – A Rede Metropolitana já está em quase 90 das 107 unidades de ensino da rede pública municipal; em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs), algumas farmácias populares, juntas médicas, centros e hospitais, entre outros; em unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), centros de referências, associações comunitárias; além de unidades administrativas da prefeitura.