Palco para Concerto de Natal e Réveillon começa a ser montado

Por - em 758

A montagem do palco para o Concerto de Natal e festa de Réveillon, eventos realizados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), já começou. A estrutura está sendo erguida entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, com uma área de 14 x 18 metros para a apresentação das atrações nos dias 25 e 31 de dezembro. A estimativa de público para o final do ano é de mais de 200 mil pessoas.

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) já definiu a ordem de apresentação das atrações. Na noite de Natal, a partir das 19h, se apresentarão a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e o Coral Vozes da Infância.

Já no Réveillon, o primeiro grupo a subir ao palco será a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, por volta das 20h30. Em seguida, é a vez do grupo Capim Cubano (22h).  A queima de fogos segue da meia-noite até 0h14 e, por volta das 0h15, começa o show de Paralamas do Sucesso. O encerramento fica por conta do Maestro Forró e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Fogos de artifício – O show pirotécnico deste ano vai durar 14 minutos ininterruptos. Os fogos de artifício ficarão em duas balsas, a uma distância de 400 metros da base. Todo o equipamento terá quatro âncoras e contará com um barco rebocador para posicionar os flutuantes.

Apoio ao público – Uma das novidades para este ano é a instalação de um tablado de 6 x 6 metros de tamanho, no Busto de Tamandaré, para os cadeirantes. Na Rua Índio Arabutan, em Tambaú, que ficará fechada para o trânsito, serão instaladas as bases e os estandes de todos os órgãos de segurança pública e os municipais envolvidos no evento. Já os banheiros químicos totalizam 100 unidades, incluindo os simples e os adaptados. Eles ficarão instalados nas avenidas Almirante Tamandaré e José Augusto Trindade.

Tendas, trânsito e saúde – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) acompanhará a instalação das tendas no Réveillon a partir das 8h do dia 31 de dezembro, orientando as famílias. Esses abrigos precisarão ter dois metros de distância entre eles e ficar a cinco metros das dunas e áreas de vegetação ciliar. Oitenta agentes de controle urbano e fiscais estarão responsáveis pelo trabalho. Quanto aos ambulantes cadastrados, o sorteio dos locais está marcado para o dia 26.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) fechará o trânsito a partir das 17h, nas vias que formam o quadrante do Busto de Tamandaré. Ou seja, as avenidas José Augusto Trindade e Epitácio Pessoa, ambas no trecho que começa na Avenida Marcionila da Conceição e vai até a orla; e as ruas Helena Meira Lima e Adolfo Loureiro, além da Avenida Índio Arabutan, sendo as três desde a Avenida Antônio Lira até a praia. A secretaria está disponibilizando, para as festividades do final do ano, 100 agentes distribuídos em todas as áreas do evento, além de 20 viaturas.

No Concerto de Natal, o evento contará com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um posto médico avançado (ao lado do palco) e um veículo de apoio. No Réveillon, o esquema é semelhante, com exceção das ambulâncias que serão duplicadas.

Segurança – A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 80 homens no atendimento das ocorrências do Natal e Réveillon na Capital. A corporação também anunciou dez viaturas para realizar o trabalho nos dois eventos. Para completar o esquema de segurança, haverá uma delegacia móvel para atendimento do público, equipada com computador e impressora, que ficará na região da praia de Tambaú.

Com relação ao trabalho repressivo, os policiais civis das delegacias especializadas também estarão infiltrados nas duas festividades com o intuito de debelar qualquer tipo de prática criminosa. A delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br) funcionará tanto para registros de ocorrência de furto, como de extravio de documentos e objetos.

Enquanto isso, a Polícia Militar terá no Concerto de Natal 70 homens, seis viaturas e seis motos. No fim de ano, o efetivo será maior, com 300 policiais, 15 viaturas, mais de dez motociclistas, além de equipe de ronda a pé, de bicicleta e a cavalo.

O Corpo de Bombeiros anunciou que 80 militares serão distribuídos para exercer as funções de guarda-vida em toda a orla, com a ajuda de jet ski. Ainda haverá uma equipe para prevenção de acidentes, com motos de resgate.