Palestra da Semana do Trabalho aborda acesso ao emprego

Por - em 619

Thadeu RodriguesEntrevistadoGilvandeSousaSemanadoTrabalho_FotoGilbertoFirmino (13)

A Semana do Trabalho, realizada pelo Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), começou nesta segunda-feira (9), com a palestra “Como manter sua empregabilidade”, que tratou desde a entrevista de trabalho à permanência nas empresas. Nesta terça-feira (10), haverá duas palestras, uma sobre primeiros socorros e outra sobre reanimação cardíaca. A programação se estende até a sexta-feira (13).

O coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, falou da importância da capacitação na abertura do evento. “A capacitação representa uma vantagem para quem está buscando emprego. Um curso ou uma habilidade que o trabalhador desenvolve pode ser um critério de desempate na hora de a empresa selecionar quem vai ocupar uma vaga”, afirmou.

A instrutora do Sest/Senat, Sigrid Sant’Anna, ministrou a palestra sobre empregabilidade. De acordo com ela, o candidato a uma vaga de emprego deve saber se comunicar bem com seu avaliador. “É preciso se informar sobre a empresa e responder as perguntas com clareza. Se o critério de avaliação for uma redação, por exemplo, o trabalhador deve saber sobre o que vai redigir”, contou Sigrid Sant’Anna, que também falou sobre a aparência do trabalhador, que deve ser compatível à vaga a que está concorrendo.SemanadoTrabalho_FotoGilbertoFirmino (6)

Depois de obtida a colocação no mercado, o trabalhador não pode se descuidar de suas funções. “O mercado está bem competitivo e, para se manter no emprego, o trabalhador deve buscar se capacitar mais, buscar aprender coisas novas e desenvolver sua carreira”, aconselhou a instrutora.

Vantagem – Cícero Antonielson, de 22 anos, conseguiu uma carta de encaminhamento para uma entrevista de emprego na função de auxiliar de administração e participou da palestra sobre empregabilidade. Para ele, o aprendizado vai ajudá-lo no momento da seleção. Gildevan de Souza, que busca uma colocação na área de construção civil, também assistiu à palestra e enfatizou a importância da capacitação. “Sempre que eu posso, participo de cursos, porque sempre há informações úteis para nossa vivência no ambiente de trabalho”, disse.

As palestras vão ocorrer até a próxima sexta-feira (13), e as inscrições seguem abertas, com limite de 30 pessoas por dia. O trabalhador poderá ter acesso gratuito aos serviços de aferição de pressão arterial, com parceria da Secretaria de Saúde, e de corte de cabelo, realizado pelos alunos do curso de cabeleireiro ministrado nos centros de referência da cidadania (CRC) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Cursos do Sine – O Sine-JP realiza dois tipos de cursos gratuitos ao trabalhador, em sua sede. São eles, o de inserção à empregabilidade, com foco na entrevista de emprego, e o de atendimento ao cliente, que aborda as relações no ambiente de trabalho, não apenas na relação entre vendedor e consumidor. A realização é sempre às sextas-feiras de maneira intercalada, ou seja, um a cada semana.EntrevistadoCiceroAntonielsonSemanadoTrabalho_FotoGilbertoFirmino (26)

O curso de inserção também é realizado às quartas-feiras no programa Sine nos Bairros, que visita semanalmente diversas localidades da Capital. O Sine-JP também encaminha trabalhadores gratuitamente para cursos realizados pelo Sistema S.

O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. No atendimento, é preciso apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Programação

Terça-feira – Primeiros socorros – Samu – 9h

                     Reanimação Cardíaca – UFPB – 11h

Quarta-feira – Customização no vestuário (moda) – Senai-JP – 9h

Quinta-feira – Atendimento ao cliente – Sine-JP – 9h

Sexta-feira – Condições ergonômicas do trabalho em canteiro de obras –

                     Senai Bayeux – 9h