Panfletagem na Lagoa marca o Dia do Consumidor em JP
O consumidor brasileiro comemora neste sábado (15) não apenas seu dia, mas grandes conquistas obtidas nos últimos anos. Foi o que disse o coordenador-geral do Procon de João Pessoa, Sandro Targino, durante uma panfletagem nesta sexta-feira (14), no Parque Solon de Lucena (Lagoa), em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março) e o aniversário do órgão.
Sandro Targino lembrou as conquistas recentes como a regulamentação da telefonia celular, a dos planos de saúde e ainda a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas questões dos clientes contra bancos. Desde a instituição do CDC, o consumidor está muito mais atento e consciente de seus direitos e exercendo sua cidadania, comentou.
Uma prova disso é o aumento da demanda de atendimentos no Procon-JP. De 2006 para 2007, a quantidade de processos registrados no órgão aumentou em torno de 13%. Em 2006, foram 5.947 reclamações registradas, e em 2007 esse número passou para cerca de 6.800 processos. Nos dois primeiros meses deste ano o número de processos abertos no órgão já chegou a cerca de 1.800.
Na ação realizada na Lagoa, durante a manhã de hoje, vários consumidores aproveitaram a ocasião para fazer consultas sobre seus direitos. Houve também a distribuição de material educativo sobre os projetos desenvolvidos pelo Procon-JP, como o convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para monitoramento da venda de medicamentos genéricos, e o projeto Procon Mirim, desenvolvido em escolas da Capital.